Início Sociedade ANGOLA ENTRE OS TRÊS MELHORES PAÍSES NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA EM ÁFRICA

ANGOLA ENTRE OS TRÊS MELHORES PAÍSES NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA EM ÁFRICA

por Editor

Uma delegação angolana do Ministério da Energia e Águas participa no Fórum Internacional sobre a Transição Energética, que decorre de 24 a 25 de outubro de 2025, em Suzhou, província de Jiangsu, China.

A comitiva angolana é encabeçada pelo Secretário de Estado para Energia, Arlindo Carlos, e integra ainda o Presidente do Conselho de Administração da PRODEL, Pedro Afonso, o Director Nacional de Energia Eléctrica, Diógenes Orsini, o representante do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do MINEA, João Pataca, o representante do Gabinete de Intercâmbio do MINEA, João Landa, bem como membros da Missão Diplomática de Angola na China.

Sob o lema “Uma década de colaboração conduz a transição energética para um futuro verde”, o evento reúne líderes governamentais, especialistas e representantes de instituições internacionais para debater políticas e estratégias globais no domínio das energias limpas.

Durante a sua intervenção, o Secretário de Estado para Energia, Arlindo Carlos, destacou que 60% da energia atualmente produzida em Angola provém de fontes renováveis, com especial relevo para a energia hídrica, reforçando que o país está fortemente comprometido com um futuro energético sustentável.

O governante salientou que a transição energética em África, particularmente em Angola, requer investimento contínuo, transferência de tecnologia, formação de capacidades e solidariedade internacional. Estes pilares, segundo o Secretário de Estado, são determinantes para garantir que o continente avance de forma equilibrada e inclusiva na adoção de soluções energéticas limpas.

A presença de Angola neste prestigiado fórum internacional reforça o seu papel como pilar essencial na produção e distribuição de energia eléctrica em África, comprometida com a modernização das infraestruturas, a integração de fontes renováveis e o desenvolvimento de soluções energéticas inovadoras que contribuam para a sustentabilidade e o progresso do país e do continente.

De acordo com a versão simplificada do Livro Azul 2025, Angola figura entre os dez países africanos com melhor desempenho no Índice de Fornecimento de Energia, ocupando a 3.ª posição, e encontra-se em 7.º lugar no Índice de Transição Energética, com 53,79%. Estes resultados espelham o compromisso do país em consolidar uma matriz energética moderna, eficiente e ambientalmente responsável.

Inspirado pelo espírito de cooperação, o Ministério da Energia e Águas, através da PRODEL, partilha no Fórum uma mensagem de união:
“Não caminhes atrás de mim, porque podes não seguir-me.
Não caminhes à frente de mim, porque eu posso não seguir-te.
Caminha ao meu lado, para juntos enfrentarmos os desafios.”

Poderá também achar interessante