Início Política VICE PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DEFENDE AUDITORIAS PÚBLICAS MAIS TECNOLÓGICAS, EFICIENTES E COM IMPACTO SOCIAL

VICE PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DEFENDE AUDITORIAS PÚBLICAS MAIS TECNOLÓGICAS, EFICIENTES E COM IMPACTO SOCIAL

por Editor

A Vice-Presidente do Tribunal de Contas (TdC) da República de Angola, Veneranda Juíza Conselheira Dra. Domingas Alexandra Garcia, defendeu que a transformação digital deixou de ser uma promessa de futuro para se tornar num desafio estratégico imediato para todas as Instituições Superiores de Controlo (ISC).

De acordo com notícias do TdC, a magistrada falava em nome do Venerando Juiz Conselheiro Presidente, Dr. Sebastião Gunza, na manhã de segunda-feira (27), durante a abertura oficial da Reunião Anual do Grupo de Trabalho sobre Auditoria e Gestão de Sistemas de Informação (WGISAM).

“Vivemos num mundo em acelerada transformação, onde a tecnologia redefine o modo como o Estado é fiscalizado, como se exerce a transparência e como as instituições se relacionam com os cidadãos. A inteligência artificial, o Big Data e a cibersegurança são hoje instrumentos centrais ao cumprimento das nossas missões constitucionais”, afirmou.

Ao saudar os representantes da AFROSAI-E, das ISC da África Austral, Oriental e Lusófona, e de parceiros como Portugal, Brasil e Índia, a Vice-Presidente destacou que a realização da reunião do WGISAM em Luanda é sinal inequívoco do fortalecimento da cooperação regional e internacional no domínio da boa governança.

Sob o lema “Auditar com Impacto na Era Digital: Manter uma Força de Trabalho Preparada para o Futuro e Tirar Proveito da Inteligência Artificial para Construir uma ISC Orientada pela Qualidade”, o encontro propõe-se a gerar soluções práticas para os novos desafios da fiscalização pública digital.

No seu discurso, a Vice-Presidente reforçou o papel das ISC como guardiãs da transparência e da legalidade financeira, sublinhando a necessidade de:

  • Modernizar internamente os ciclos de auditoria;
  • Utilizar tecnologias com sabedoria e responsabilidade;
  • Reforçar a formação dos quadros;
  • E maximizar o impacto social das auditorias públicas.

“A AFROSAI-E, através do WGISAM, tem desempenhado um papel exemplar na capacitação técnica das ISC e na criação de redes de conhecimento. É neste espírito que o Tribunal de Contas de Angola reafirma o seu compromisso com a inovação, a partilha e a qualidade”, afirmou.

A Vice-Presidente concluiu a sua intervenção reafirmando a total disponibilidade do Tribunal de Contas de Angola para implementar as resoluções que venham a ser aprovadas durante o encontro, agradecendo à AFROSAI-E pela confiança e saudando calorosamente todos os países irmãos ali representados.

“Que esta reunião seja um espaço fértil em ideias transformadoras, debates produtivos e parcerias sustentáveis. Mais uma vez, sejam bem-vindos a Angola, terra de hospitalidade, cultura vibrante e esperança num futuro melhor”, declarou, declarando formalmente aberta a sessão de trabalhos.

A Reunião 2025 decorre até 31 de outubro e reúne delegações de diversas ISC da África Austral, Oriental e de países lusófonos, num intenso programa de debates, sessões técnicas, estudos de caso e partilhas de experiências em áreas como auditoria baseada em risco com IA; sistemas de gestão da qualidade; cibersegurança e criptomoedas; Big Data e análise de dados; e transformação digital nas ISC. (In TdC)

Poderá também achar interessante