Bento dos Santos Kamganba, um dos cidadãos angolanos mais estimados pela população, nasceu aos 6 de Julho de 1965, no bairro operário, na cidade do Luena, província do Moxico, em Angola, mas foi na zona rural da região lunda que cresceu. Na vida académica chegou até à 12ª classe.
Bento dos Santos Kangamba é, actualmente, um empresário, politico e general de três estrelas de Angola. É ainda dono da equipa de futebol Kabuscorp Sport Clube do Palanca.
A sua trajetória de vida é bastante peculiar, tendo aderido muito novo, aos 15 anos de idade, ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).
O seu pai era conhecido como apoiante dos guerrilheiros deste partido (na altura movimento de libertação), que andavam pela zona Leste do país.
A família era detentora de alguns bens, entre os quais alguns camiões que teriam sido queimados pela União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) no tempo do conflito armado.
Bento Kamganba serviu as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), tendo chegado à patente de brigadeiro da Força Aérea Nacional de Angola de cuja reserva faz parte.
Na década de noventa fundou a empresa “Kangamba Business Corporation (Kabuscorp)”, detentora de um vasto património, entre os quais um terreno na Samba, uma Quinta nas áreas do Futungo, à qual deu o seu nome, “Quinta Kamgamba”.
Entre muitas outras actividades, Bento Kamganba dedica especial atenção à filantropia e apoia iniciativas de entretenimento (concursos, espectáculos musicais, etc) pelo que ganhou a fama de “empresário da juventude”.
Além de tudo isso é também considerado como o “homem do povo”, o “galvanizador das massas’, aquele que faz movimentar as populações, congregando maior apoios popular ao MPLA, o seu partido do coração.
Kangamba é fundador e dirigente da equipa desportiva Kabuscorp Sport Clube do Palanca, ou simplesmente, Kabuscorp, sendo o primeiro angolano a ter um clube de futebol no país, cuja sede está em Luanda capital de Angola.
As façanhas do “empresário do povo”, como é tratado pela população, não ficam por aí. Recentemente concluiu, com êxito, a formação em diplomacia, estando apto para desempenhar funções diplomáticas, pelo que está já a ser cogitado para próximo embaixador num país africano.
É caso para dizer que a trajectória de Bento Kangamba é de facto brilhante! (J24 Horas)
