O Presidente da República, João Lourenço, nomeou quarta-feira (21), em Luanda, Sebastião Domingos Gunza para o cargo de Inspector-Geral da Administração do Estado
Sebastião Domingos Gunza, Inspector Geral da Administração do Estado, mereceu a confiança do Chefe de Estado e volta a ser nomeado para ocupar o cargo que já desempenha desde o mandato passado.
Sob sua orientação, a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) tem estado empenhada em combater e corrigir irregularidades, como fraude, corrupção, violação na execução do orçamento, denegação do poder disciplinar, peculato, abuso de poder, nepotismo e outros comportamentos negativos.
Nos termos do Estatuto Orgânico da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 242/20, de 28 de Setembro, a IGAE é o órgão auxiliar do Presidente da República e Titular do Poder Executivo, com a missão de efectivar o controlo interno administrativo da Administração Pública, por via da Inspecção, Fiscalização, Auditoria, Supervisão, Controlo, Sindicância e Averiguações da actividade de todos os órgãos, organismos e serviços da Administração Directa e Indirecta do Estado, bem como das administrações autónoma.
A IGAE tem exortado também as entidades públicas a corrigirem eventuais irregularidades detectadas e encaminhar para as instâncias competentes, judiciais e criminais, os diferentes processos para que sejam devidamente investigados. Pela competência demonstrada no desempenho das suas funções merece a continuidade.
Sebastião Gunza é natural de Ambaca, província do Cuanza-Norte, nasceu a 17 de Fevereiro de 1969 e é jurista de profissão. JK