Início Política Presidente da República nomeia Governo com algumas alterações e caras novas

Presidente da República nomeia Governo com algumas alterações e caras novas

por Redação

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou sexta-feira (16) o Executivo, na sequência das eleições gerais de 24 de Agosto

O Governo que começa este segundo mandato de João Lourenço tem a seguinte composição: 1. João Ernesto dos Santos – Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria;  2. Eugénio César Laborinho – Ministro do Interior;   3. Téte António – Ministro das Relações Exteriores; 4. Dionísio Manuel da Fonseca – Ministro da Administração do Território; 5. Marcy Cláudio Lopes – Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos; 6. Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa – Ministra das Finanças; 7. Mário Caetano João – Ministro da Economia e Planeamento; 8. Teresa Rodrigues Dias – Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social; 9. António Francisco de Assis – Ministro da Agricultura e Florestas; 10. Carmen Sacramento Neto – Ministra das Pescas e Recursos Marinhos; 11. Victor Francisco dos Santos Fernandes – Ministro da Indústria e Comércio; 12. Diamantino Pedro Azevedo – Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás; 13. Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas D´Abreu – Ministro dos Transportes;  14. João Baptista Borges – Ministro da Energia e Águas; 15. Carlos Alberto Gregório dos Santos – Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação; 16. Mário Augusto da Silva Oliveira – Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social; 17. Maria do Rosário Bragança Sambo – Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação; 18. Luísa Maria Alves Grilo – Ministra da Educação; 19. Sílvia Paula Valentim Lutucuta – Ministra da Saúde;  20. Ana Paula do Sacramento Neto – Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher; 21. Felipe Silva de Pina Zau – Ministro da Cultura e Turismo; 22. Ana Paula Chantre Luna de Carvalho – Ministra do Ambiente; 23. Palmira Leitão Barbosa – Ministra da Juventude e Desportos;  24. Ana Maria de Sousa e Silva – Secretária do Conselho de Ministros.

Entretanto, há realçar a criação de dois novos departamentos ministeriais na estrutura do aparelho de Estado que são o Ministério das Pescas e Recursos Marinhos e o Ministério do Ambiente, criados por Decreto Presidencial.

No último mandato, que resultou das eleições de 2017, o Ministério do Ambiente havia sido extinto e fundido com o da Cultura e do Turismo. Já as Pescas estava fundido com a Agricultura.

Para o cargo de ministra das Pescas e Recursos Marinhos, o Chefe de Estado nomeou Carmen Sacramento Neto, enquanto Ana Paula Chantre Luna de Carvalho passa a assumir o Ministério do Ambiente.

Carmen Sacramento Neto marca, desta forma, a sua estreia em cargos governamentais. Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, exonerada do cargo de governadora de Luanda, já ocupou, entre outras funções, as de ministra do Ordenamento do Território e Habitação (2017-2020) e de secretária de Estado para o Ordenamento do Território (2021).

Entre os novos rostos do Executivo constam a antiga internacional angolana de andebol, Palmira Leitão Barbosa, que asssume a pasta da Juventude e Desportos.

Por seu turno, Marcy Cláudio Lopes é o novo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, em substituição de Francisco Queiróz, deixando o Ministério da Administração do Território para Dionísio Manuel da Fonseca.

No Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, o antigo secretário de Estado, Carlos Alberto Gregório dos Santos, assume a pasta, enquanto o antigo secretário de Estado das Telecomunicações, Mário Augusto da Silva Oliveira, é o novo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social. (Com Angop)

Poderá também achar interessante