O decreto de João Lourenço indica que Edeltrudes da Costa foi nomeado para o cargo de ministro e director do gabinete da Presidência da República. Felix de Jesus Cala será secretário-geral
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, nomeou sexta-feira (16) o seu gabinete, tendo optado por manter como director Edeltrudes Gaspar da Costa, segundo um decreto presidencial publicado no mesmo dia.
De acordo com o decreto presidencial de João Lourenço, que tomou posse na quinta-feira (15) como chefe de Estado, Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa foi nomeado para o cargo de ministro e director do gabinete do Presidente da República.
Na mesma esteira, segundo o mesmo decreto, Félix de Jesus Cala foi nomeado para o cargo de secretário-geral do Presidente da República.
Avelina Escórcio dos Santos e Santos foi nomeada para o cargo de directora-adjunta do gabinete de João Lourenço e Edson Ulisses de Carvalho Alves Barreto para as funções de director do Gabinete de Quadros do chefe de Estado.
Ainda de acordo com o referido decreto, Fernando Bartolomeu Cativa será secretário do Presidente da República para os Assuntos Políticos e Parlamentares e Victor Manuel Rita da Fonseca Lima assumirá o cargo de Secretário do Presidente da República para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional.
O decreto presidencial indica também os próximos secretários de João Lourenço para o Sector Produtivo (Isaac Francisco Maria dos Anjos), para os Assuntos Judiciais e Jurídicos (Francisco João de Carvalho Neto), os Assuntos Económicos (Victor Hugo Guilherme), Assuntos Sociais (Maria de Fátima Republicano de Lima Viegas), Assuntos de Comunicação Institucional e de Imprensa (Luis Fernando) e para a Reforma do Estado (Pedro Fiete Correia Raimundo).
Ministros de Estado
Igualmente, em outro decreto,o Chefe de Estado nomeou também os ministros de Estado, mantendo Francisco Pereira Furtado no cargo de ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República.
Seguiram-se Adão Francisco Correia de Almeida, ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República; Manuel José Nunes Júnior, ministro de Estado para a Coordenação Económica do Presidente da República e Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen, para o cargo de Ministra de Estado para Área Social do Presidente da República.
O Presidente João Lourenço assumiu, quinta-feira (15), por mais cinco anos, a mais alta magistratura do Estado angolano, em acto presenciado por cerca de 15 mil convidados nacionais e 50 delegações estrangeiras, entre os quais dezenas de Chefes de Estado e de Governo. (Com agências)