O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) anunciou sexta-feira (30), a criação da Caixa de Providência Social para atender os profissionais da comunicação social
O anúncio foi feito durante um encontro com a classe denominado “Matabicho com jornalistas”.
Segundo o ministro Mário Augusto da Silva Oliveira, a caixa servirá para ajudar os profissionais do sector após reforma.
O ministro apelou, para o efeito, a todos os profissionais da comunicação social, pública e privada, a se inscreverem no projecto a ser apresentado publicamente dentro dos próximos dias.
Durante o encontro, o titular do sector reafirmou a aposta na formação dos quadros, para melhor desempenho das funções, ressaltando a essência do Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor) e do Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL), onde existem cursos de superação para as diversas áreas das telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação social.
Mário Augusto da Silva Oliveira ressaltou a importância da cybersegurança para assegurar os sistemas de rede das empresas ligadas ao sector, evitando ataques de hackers.
O ministro pediu uma aproximação mais estreita entre os profissionais da imprensa privada e pública, por ambos trabalharem em prol da informação, bem como a interacção entre as várias gerações, com os mais velhos a ensinar e orientar os jovens que abraçam a profissão, como forma de os orientar e instruir para uma comunicação responsável.
Mário Oliveira falou também sobre as redes sociais, pedindo contribuição de todos para o seu uso responsável e racional, para que não se torne numa arma que destrua organizações e nações quando mal utilizadas.
Por seu turno, o secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas, disse que a Caixa de Providência Social enquadra-se na política nacional de informação, um dos eixos fundamentais que é a valorização e dignificação dos quadros do sector.
Conforme Nuno Albino Caldas, para além da formação e superação, tem acções de apoiar, de forma complementar, as condições sociais dos trabalhadores da comunicação social.
O encontro é o primeiro de muitos que o ministério vai realizar para tornar um sector agregador de todos actores e protagonistas da comunicação social, com o objectivo de receber contribuições para o seu bom desempenho nesta legislatura, cujo slogan é “Comunicar mais e melhor”.
Participaram do encontro os presidentes dos conselhos de administração de órgãos públicos e privados, jornalistas e quadros do sector. (In Angop)