Início Política MARA QUIOSA A NOVA “DAMA DE FERRO” DO MPLA

MARA QUIOSA A NOVA “DAMA DE FERRO” DO MPLA

por Redação

O VIII Congresso Extraordinário do MPLA que terminou nesta terça-feira (17), além de alterar o artigo 120 dos estatutos,
teve como principal novidade a eleição de Mara Baptista Quiosa para o cargo de vice-presidente do partido, no lugar da cessante Luísa Damião, eleita no 6º Congresso Extraordinário de 2018.

A então governadora da província do Cuanza Sul foi eleita na sessão extraordinária do Comité Central, que manteve Paulo Pombolo no cargo de secretário-geral do partido e reajustou a composição do Bureau Político do MPLA.

A nova vice-presidente do partido é formada em Sociologia e com mestrado em Gestão e Administração Pública.
Mara Baptista Quiosa foi governadora da província do Bengo de 2017 a 2022, dirigiu a província de Cabinda de 2022 até 15 de Julho de 2024, data em que foi nomeada governadora do Cuanza Sul.

A alteração do artigo 120 dos estatutos, que determina agora que os candidatos a Presidente e vice-Presidente da República serão escolhidos pelo Comité Central, sob proposta do Bureau Político, foi aprovado pelos congressistas que, entre outros,
destacaram os ganhos do país sob a liderança do MPLA e de João Lourenço.

Recorde-se que a actuar redacção é igual à que vigorava até 2017 e que foi alterada pelo próprio João Lourenço.

Governadores das quatro províncias recém-criadas

Enquanto isso e de acordo com uma nota de imprensa da Presidência da República, foram nomeados os novos governadores das províncias recentemente criadas na sequência da nova Divisão Político-Administrativa, nomeadamente, Icolo e Bengo, Moxico-Leste, Cuando e Cubango, resultantes da diivisão, respectivamente, de Luanda, Moxico e Cuando Cubango. 

Os novos governadores são: Lúcio Gonçalves do Amaral (Cuando), José Martins (Cubango), Crispiniano Vivaldino Evaristo dos Santos (Moxico Leste) e Auzílio de Oliveira Martins Jacob (Icolo e Bengo).

Assim sendo, foram exonerados Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa, do cargo de governadora da província do Cuanza-Sul, e Lúcio Gonçalves do Amaral, de Secretário de Estado para a Protecção dos Objectivos Estratégicos do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos de Pátria.

O Presidente da República nomeou igualmente para governador da província do Cuanza-Sul, Narciso Damásio dos Santos Benedito. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante