Início Política Família de JES confirma quadro clínico “crítico”, agradece apoios e pede privacidade

Família de JES confirma quadro clínico “crítico”, agradece apoios e pede privacidade

por Redação

A família de José Eduardo dos Santos (JES) revelou que o antigo chefe de Estado mantém o estado “crítico e delicado” e quer privacidade. Ex-PR está internado, em Barcelona, desde o dia 23 de Junho

A família de José Eduardo dos Santos pediu sexta-feira, 01 de Julho, respeito pela sua privacidade num momento em que se mantém “crítico e delicado” o quadro clínico do antigo chefe de Estado angolano.

“A família do engenheiro José Eduardo dos Santos, que agradece todas as mensagens de carinho, apoio e as orações que tem recebido, solicita que, neste momento tão difícil, seja respeitada a sua privacidade”, refere um comunicado enviado à agência Lusa em nome da família.

Os filhos agradecem “o reconhecimento, o alto grau de estima, o interesse expressado pela sua saúde e bem-estar, bem como a importância histórica que muitos angolanos e africanos reconhecem ao engenheiro José Eduardo dos Santos (ex-Presidente da República de Angola)”, mas referem que o momento é sensível.

“No dia 23 de Junho de 2022, em Barcelona (Espanha), o engenheiro José Eduardo dos Santos sofreu uma paragem cardio-respiratória” e, “após ter sido socorrido por uma equipa médica, foi encaminhado para um hospital naquela cidade, tendo sido internado na unidade de cuidados intensivos”, explicam os filhos.

A equipa médica que “acompanha o engenheiro José Eduardo dos Santos continua a monitorizar o seu estado de saúde e as complicações neurológicas que resultaram da paragem cardio-respiratória”, tendo vindo “a realizar exames adicionais, sendo crítico e delicado o seu quadro clínico”, refere o comunicado.

A “família continua a acompanhar, em permanência, toda a evolução do estado de saúde do engenheiro José Eduardo dos Santos, juntamente com a equipa médica e agradece todas as mensagens de carinho, apoio e as orações que tem recebido”.

Contudo, “solicita que, neste momento tão difícil, seja respeitada a sua privacidade”, pode ler-se no comunicado, que foi distribuído um dia depois de o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, ter visitado a unidade de saúde, em Barcelona.

Enquanto isso, segundo a CNN Portugal, Tchizé dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, vai apresentar uma queixa às autoridades por negligência médica. Em causa estão críticas quanto ao tratamento que o pai está a receber, em Barcelona, mais concretamente acontecimentos do dia 23 de Junho, quando o ex-Presidente de Angola teve uma paragem cardio-respiratória.

A estação televisiva avança que a queixa deverá ser feita sexta-feira (01) ou no sábado (02). Tchizé dos Santos vai ainda pedir uma segunda opinião médica quanto à opção de desligar as máquinas de suporte de vida. “A opinião dos médicos e dos filhos é que as máquinas não sejam desligadas”, afirmou a advogada de Tchizé dos Santos, Cármen Varela. (In Observador)

Poderá também achar interessante