Início Política Carolina Cerqueira – Ministra de Estado para a Área Social

Carolina Cerqueira – Ministra de Estado para a Área Social

por Redação

Carolina Cerqueira, pela sua seriedade, empenho e clarividência, é uma grande Dama, na verdadeira dimensão da palavra.

Pela forma como realiza as suas actividades no domínio social, pelos seus pronunciamentos sábios, tem sido a governante angolana mais benquista pelos cidadãos. Calma quanto baste, é competente e comprometida com as suas responsabilidades, como tem demonstrado nos vários cargos que já ocupou a nível do Executivo angolano.

No cargo de ministra de Estado para a Área Social tem sido uma assessora digna e incontornável do Presidente da República, João Lourenço, além de embaixadora do Executivo angolano em diversos fóruns internacionais em que tem participado com dignidade, elevando sempre o nome da Angola.

 A ministra de Estado tem-se empenhado profundamente nos programas de desenvolvimento humanos elaborados pelo Executivo, como o combate à pobreza, o PIIM, o programa de transferências monetárias e o de segurança alimentar e nutricional, que tem  beneficiado crianças.

Para Carolina Cerqueira, todos os programas visam a melhoria das condições de vida da população para garantir o desenvolvimento sustentável, tendo em conta o actual momento de repercussões sociais negativas, como o aumento da pobreza, o desemprego e o corte de muitas acções de assistência social, em meio à pandemia de Covid-19.

Nos últimos anos, mais de sete milhões de crianças ingressaram na rede escolar nacional e, este ano, esperava-se um pouco mais, porém, as várias adversidades que o país atravessa têm condicionado alguns projectos, mesmo assim cerca de dois milhões e meio de alunos novos a nível nacional ingressaram na escola, no âmbito do esforço para garantir o acesso ao ensino e aprendizagem.

Nas zonas mais recônditas do país estão a ser construídas mais escolas, embora não em número suficiente, já eleva o patamar do país nos níveis  do continente neste quesito de garantir a escolaridade gratuita.

Para a ministra, com a situação da Covid-19 e os problemas sociais que o país já vive como a seca e outros, o Executivo conta com o apoio da sociedade civil e das igrejas para uma governação mais inclusiva em defesa do interesse nacional.

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, considera a Política Nacional do Voluntariado como um contributo para o reforço do estado democrático e de direito em Angola.

A Política Nacional do Voluntariado define o modo como os entes públicos, privados e os cidadãos poderão participar em acções de natureza social e comunitária, de forma não remunerada, a fim de ajudar indivíduos, famílias e comunidades.

Pela sua incansável contribuição nos programas do Executivo para o combate à fome e à pobreza, dando prioridade às crianças, por constituírem a franja mais frágil da sociedade e por serem o garante do futuro do país, Carolina Cerqueira foi distinguida pelo público como “melhor governante do ano 2021”.

Poderá também achar interessante