O Tribunal de Contas de Angola deu início, a 19 de Agosto corrente, a mais um ciclo de formação, desta vez em matéria de Organização e Gestão de Documentos de Arquivos.
De acordo com informação a que se teve acesso, a referida formação terá a duração de 4 semanas e decorre no edifício do Palácio da Justiça com a participação de 35 técnicos deste Tribunal Superior.
O Dr. Edilson Eduardo, director dos Serviços Administrativos, afirmou na abertura do ciclo, que esta formação resulta da necessidade de ter os arquivos do Tribunal devidamente organizados, com rigor e cientificidade, para melhor gestão dos documentos. “Por isso, a formação está a ser ministrada por técnicos do Arquivo Nacional”.
Reforçando a ideia do aprimoramento na gestão de documentos de arquivo, o Dr. Edilson Eduardo aconselha os técnicos para que cumpram as disposições da Lei Geral dos Arquivos e investigação arquivística e histórica, tendo em conta a dinâmica de produção de documentos neste Tribunal.
Por sua vez, a directora-geral do Arquivo Nacional, Dra. Constância Ceita, referiu que a capacitação dos servidores públicos no que diz respeito à gestão documental, é fundamental para o cumprimento das atribuições da Lei 14/17, Lei Geral dos Arquivos de Angola.
A responsável disse também, que pretende continuar a colaborar com o Tribunal de Contas e deixou a promessa do reforço da cooperação entre as duas Instituições.
O ciclo de formação inclui uma visita às instalações do Arquivo Nacional, para que os formandos possam constatar na prática, a metodologia de trabalho aplicada. A formação vai decorrer até ao dia 13 de Setembro. (J24 Horas)