Início Sociedade TPA noticia que Ex-oficial da CIA declara que prestou serviços “irregulares” a Higino Carneiro

TPA noticia que Ex-oficial da CIA declara que prestou serviços “irregulares” a Higino Carneiro

por Editor

Um ex-oficial da CIA confessou em julgamento que prestou serviços irregulares a Higino Carneiro. Dale Bendler poderá ser condenado a 24 meses de prisão por violar as leis americanas.

O antigo oficial paramilitar da CIA em Angola e ex-chefe de estação em Paris, Dale Bendler, declarou-se culpado, conforme consta num comunicado publicado no site do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América. O caso está a ser julgado no Distrito Leste da Virgínia, onde os procuradores pedem apenas 24 meses de prisão.

Entre julho de 2017 e setembro de 2020, período em que trabalhou como contratado a tempo inteiro na CIA, Bendler tinha acesso diário a documentos altamente sensíveis, que a acusação afirma ter usado para benefício pessoal.

Paralelamente, recebeu cerca de 360 mil dólares em honorários privados para atuar em benefício de interesses estrangeiros. Registos apresentados pelo próprio Bendler revelam que o principal estrangeiro para quem trabalhava era Angola, em particular o antigo governador da província de Luanda, Higino Carneiro.

Pelo menos 20 mil dólares mensais eram pagos ao ex-oficial da CIA para organizar campanhas de relações públicas que defendessem Higino Carneiro de acusações de desvio de fundos e para desenvolver ações de lobby junto de autoridades norte-americanas e internacionais.

Documentos mencionam ainda apoio político a uma eventual candidatura presidencial de Higino Carneiro. As ligações a Angola começaram a ser reveladas em maio de 2025 por jornalistas da área de segurança nacional, depois de declarações do próprio Bendler numa entrevista concedida ao podcast de Tim House, em março de 2024.

Se provadas as acusações, Higino Carneiro também deverá prestar contas à justiça norte-americana.

Poderá também achar interessante