O Secretário de Estado dos Petróleos, José Barroso, e o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Sonangol, visitaram sexta-feira, 15 de Agosto, a Refinaria de Cabinda.
O Secretário de Estado dos Petróleos, José Barroso, e o PCA da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, acompanhados pela Governadora Provincial de Cabinda, Suzana Abreu, e por uma delegação do sector, visitaram a refinaria de Cabinda para inspecionar as instalações e aferir o estado dos testes e equipamentos com vista a sua inauguração.
Ainda na sexta-feira, a Governadora Suzana Abreu, reuniu-se com o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, o PCA da Sonangol e representantes da GEMCORP, tendo revisto os preparativos para a inauguração da Refinaria, agendada para o próximo mês de Setembro, conforme anunciou o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no discurso de abertura da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, em Benguela.
A visita permitiu constatar o estado actual da refinaria e afinar todos os procedimentos necessários para o seu pleno funcionamento, depois da inauguração no dia 01 de Setembro próximo.
A refinaria vai proporcionar 3 mil postos de trabalho e vai produzir, já neste ano, 30 mil barris de petróleo transformados em derivados, como gasóleo, gasolina e outros.
A visita demonstra o interesse do Governo e da Sonangol no desenvolvimento do sector petrolífero e a importância da refinaria para o abastecimento energético do país. (J24 Horas)
