A Unidade de Implementação do Projecto (UIP) de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde (PFRHS), financiado pelo Banco Mundial, realizou nesta quarta-feira, 23 de Julho, uma reunião estratégica em Lisboa para avaliação do progresso e alinhamento de acções no âmbito do acordo firmado em fevereiro entre o Governo de Angola e o Ministério da Saúde de Portugal.
O acordo prevê a formação especializada e pós-graduada de 630 profissionais de saúde angolanos até 2028, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica.
Trata-se de um investimento estratégico no fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde, com foco no primeiro nível de atenção e na cobertura universal de saúde.
Desde o arranque do programa, 140 profissionais angolanos já se encontram em missão formativa em Portugal, dos quais 117 são médicos em formação especializada em Medicina Geral e Familiar. Estes profissionais terão papel fundamental na resposta aos cuidados primária de saúde em Angola, contribuindo directamente para o acesso equitativo e qualificado aos cuidados médicos.
A reunião teve como principais objectivos:
- Actualizar o estado de execução do programa;
- Analisar a fase de conclusão da formação dos primeiros quadros, com regresso previsto a Angola nos dias 1 e 2 de agosto do corrente ano;
- Discutir o plano de reintegração destes profissionais no sistema de saúde nacional;
- Rever o processo de exames de saída, outorga de certificados e
- Avaliar as perspectivas da próxima fase, que contempla a chegada de novos profissionais a Portugal.
A UIP considera que
“Esta foi uma reunião de alinhamento essencial para garantir a continuidade e eficácia do plano de formação. O país ganha muito com cada profissional capacitado que regressa preparado para servir com qualidade e compromisso.”
Estiveram presentes na reunião:
- Prof. Dr. Job Monteiro, Neurologista, Coordenador e Gestor Técnico do Projecto;
- Dr. Djamel Kitumba, Neurocirurgião, Consultor e Especialista para Formação;
- Dra. Neusa Cumbe, Especialista de Comunicação, Informação e Conhecimento do Projecto ;
- Dra. Irina Fortes, Oficial de Aquisições do Projecto;
- Dra. Karen dos Santos, Assistente de Aquisições.
Este encontro reforça o compromisso do Governo de Angola em investir de forma sustentável no capital humano da saúde, contribuindo para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 3 – Saúde de Qualidade para Todos.
Reportagem e Edição: Neusa Cumbe – Lisboa, Especialista de Comunicação, Informação e Conhecimento – UIP