A Refinaria de Cabinda irá participar na 5.ª Edição da Conferência e Exposição Angola Oil & Gas (AOG), que decorrerá nos dias 2 e 3 de Outubro, em Luanda, sob o lema “Impulsionar a exploração e o desenvolvimento para aumentar a produção”. Este evento tem como principal objectivo fomentar a exploração e produção de petróleo, atraindo investimento privado para a indústria.
A AOG, organizada com o apoio do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, destaca-se como a principal plataforma para a discussão e optimização de questões relacionadas com o sector de petróleo e gás em Angola, assim como para a apresentação de oportunidades de investimento.
A Refinaria de Cabinda, um projecto estratégico para reduzir a dependência de Angola face à importação de produtos refinados, como o gasóleo e, futuramente, a gasolina, também visa a exportação de excedentes para países vizinhos. Localizada na planície de Malembo, na província de Cabinda, a refinaria representa um importante avanço na infraestrutura energética do país.
Liderado pela Gemcorp e Sonangol, o projecto da Refinaria de Cabinda terá um impacto económico e social significativo, gerando atualmente cerca de 2.800 postos de trabalho directos durante a fase de construção.
Responsabilidade Social da Refinaria de Cabinda
A refinaria está igualmente comprometida com a responsabilidade social, através de vários programas destinados a melhorar as condições de vida nas comunidades locais. Entre eles destacam-se:
• MAZI MONHO – Água é Vida: Implementação de um sistema de abastecimento de água potável para a comuna de Malembo, que abrange 19 aldeias, das quais 17 são habitadas por cerca de 9.300 pessoas que actualmente não têm acesso a água potável.
• MIOKO MI MWINDA – Mãos Iluminadas: Um programa focado na identificação e capacitação de parteiras tradicionais nas comunas de Cabinda, proporcionando formação, materiais didácticos e equipamentos básicos para garantir maior segurança nos partos realizados em zonas afastadas das unidades de saúde.
• ISONA KULA – Letras que Libertam: Iniciativa destinada a reduzir o analfabetismo entre as mulheres das aldeias de Cabinda, oferecendo aulas diárias na sede de Malembo, com transporte, material didáctico e alimentação.
• CAZONA – Campeonato de Futebol da Comuna de Malembo: A refinaria patrocina o maior campeonato de futebol da comuna, que envolve 144 atletas locais, promovendo a prática desportiva como uma forma de afastar os jovens dos riscos sociais.
Assim sendo, é caso para dizer que, a Refinaria de Cabinda, quando chegar à fase de funcionamento efectivo, vai proporcionar desenvolvimento, não só da comunidade de Malembo, mas de Cabinda em geral, assim como para o país!
