A Refinaria de Cabinda está a lançar produtos processados no mercado angolano, com o objetivo inicial de fornecer gasóleo para o mercado local e, futuramente, incluir gasolina e outros derivados de petróleo em sua produção para atender todo o país.
A unidade industrial contribui positivamente para o aumento da energia em Angola ao reduzir a dependência de importações de combustíveis, aumentar a disponibilidade de produtos refinados (como gasóleo e gasolina) para o mercado interno e, a longo prazo, potencialmente gerar mais divisas através da exportação do excedente.
Ao processar o petróleo bruto localmente, o país economiza divisas e fortalece a sua soberania e segurança energética para as próximas gerações.
A primeira fase da refinaria já está a processar 30.000 barris por dia, focando na produção de gasóleo, que será direcionado ao mercado de Cabinda, e de outros produtos como nafta, querosene e fuelóleo, além de exportar alguns desses produtos. O objetivo é processar 60.000 barris por dia.
Com o funcionamento em pleno da Refinaria de Cabinda haverá redução de cerca de 12% nas importações de combustíveis líquidos, o que poderá aliviar os custos do Estado
O país desembolsou 709,3 milhões de dólares para importar 1,2 milhões de toneladas métricas de combustíveis líquidos durante o terceiro trimestre deste ano. Este valor representa um aumento de 36% face ao trimestre anterior, indicam dados divulgados pelo Governo e pelo Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo (IRDP).
Dos combustíveis adquiridos, cerca de 70% foram importados, enquanto os restantes 29% vieram da Refinaria de Luanda e 1% da Refinaria de Cabinda (Cabgoc), inaugurada recentemente e ainda em fase de pré-arranque. O gasóleo foi o produto mais importado, representando 61% do total, seguido da gasolina com quase 26%.
O director-geral adjunto do IRDP realçou que a maior procura por gasóleo justifica o aumento das importações deste produto. No último trimestre, prevê-se que a importação de gasóleo e gasolina se mantenha em patamares semelhantes aos do terceiro trimestre.
Assim sendo, a Refinaria de Cabinda é um marco fundamental para o desenvolvimento de Angola por reduzir a dependência da importação de combustíveis, gerar empregos, dinamizar a economia local e fortalecer a soberania energética do país.
O projecto, inaugurado em Setembro de 2025 pelo Presidente da República, João Lourenço, processa petróleo bruto nacionalmente e visa transformar Angola num actor energético mais autossuficiente. (J24 Horas)

