Início Sociedade REFINARIA DE CABINDA INICIA “PRODUÇÃO” EM ABRIL DE 2025

REFINARIA DE CABINDA INICIA “PRODUÇÃO” EM ABRIL DE 2025

por Redação

A Refinaria de Petróleo de Cabinda vai iniciar a produção em Abril de 2025, concluindo a primeira fase um pouco antes do previsto, mas acima do orçamento. A refinaria será comissionada em Janeiro/Fevereiro com os primeiros suprimentos de combustíveis e chega ao mercado local em Março/Abril acrescentou o responsável à margem do Financial Times Africa Summit.

A empresa possui 90% da refinaria e a Sonangol tem apenas 10% do projecto. Aquela que será a segunda refinaria de petróleo do país vai tornar o segundo maior produtor de petróleo da África Subsaariana menos dependente de importações caras de combustível, especialmente porque Angola pretende eliminar os subsídios aos combustíveis..

O investimento para a primeira fase atingiu cerca de 500 milhões a 550 milhões de dólares, acima da estimativa inicial de 473 milhões, já que os custos aumentaram devido à pandemia de COVID-19 e à inflação, referiu o fundador da Gemcorp à mesma fonte. A meta anterior para conclusão da primeira fase era Julho de 2025.

O projecto greenfield refinará o petróleo bruto angolano de Cabinda, fornecido pela estatal Sonangol a uma taxa de 30.000 barris por dia (bpd), e fornecerá de 5 a 10% das necessidades do país, concluiu Bostandjiev.

Poderá também achar interessante