A província do Uíge passa a contar, a partir de hoje, 28 de Agosto de 2025, com dois sistemas de abastecimento de água, nos municípios de Maquela do Zombo e da Damba, que foram inaugurados pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na presença do governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha e do secretário de Estado para as Águas, António Belsa da Costa.
Relativamente ao sistema de abastecimento de água de Maquela do Zombo, que tem uma abrangência para mais de 41 mil habitantes, tem a sua captação no rio Luidi e conta com uma estação elevatória para um caudal de 200 m3 por hora. Tem uma conduta adutora elevatória de 3 quilómetros e uma estação de tratamento de água dimensionada para 400 m3 por hora.
A infraestrutura contempla ainda um reservatório apioado em betão armado com uma capacidade útil de 4.000 m3 e um reservatório elevado, também em betão armado, com capacidade útil de 250 m3. A conduta adutora de água tratada tem 8 quilómetros de extensão. A rede de distribuição tem mais de 44 quilómetros e 1024 ligações domiciliares, para além de 115 chafarizes.
Em relação à Damba, foi igualmente inaugurado, hoje, 28 de Agosto, o seu sistema de abastecimento de água, que conta com três reservatórios de água tratada apoiados com capacidade total de 905 m3 de água. Contempla uma torre de água elevada com capacidade de 63 m3, com 1.254 ligações domiciliárias. A rede de distribuição tem 32 quilómetros, havendo disponíveis 13 chafarizes. O sistema tem um caudal de 220 m3 por hora e serve cerca de 40 mil habitantes.
Importa igualmente realçar que este sistema vai abranger os munícipes da sede e também da área periférica da Damba, contemplando escolas, centros de saúde, instituições públicas e outros serviços essenciais.

João Baptista Borges fez um apelo, à semelhança do que tem feito em outras paragens do país em relação às infraestruturas do sector, no sentido de haver uma maior vigilância por parte os habitantes que recebem estes importantes serviços, que ajudam a melhorar a vida das comunidades, para que não sejam vandalizados e que, desta forma, durem o máximo de tempo possível, servindo várias gerações.
Na Damba, durante a inauguração do sistema de abastecimento de água, João Baptista Borges garantiu que a energia eléctrica chegará, a curto prazo, a este município, pedindo confiança das populações no trabalho do Executivo, referindo que a questão social das populações é prioridade absoluta do Governo.
São duas importantes infraestruturas de abastecimento de água potável que ficam à disposição dos habitantes do Uíge que, desta forma, vêm as suas vidas ganharem um novo impulso e maior dignidade, visto que água é vida e saúde. Os empreendimentos agora inaugurados enquadram-se na estratégia, prioridade e visão do Governo angolano, de aumentar a oferta do precioso líquido aos angolanos, aumentando a sua disponibilidade rumo à sua universalização.
