*Coordenação do Projecto
de Formação dos Recursos Humanos em Saúde reúne-se com membros do Conselho Nacional dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica para preparação do Encontro Nacional de Integração Curricular.
Teve lugar na manhã desta segunda-feira, 18 de agosto, no Hospital Geral de Luanda (HGL), a reunião preparatória para o Encontro Nacional de Integração Curricular dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, que decorrerá de 8 a 13 de setembro, na província de Benguela.
A sessão foi conduzida pelo *Coordenador e Gestor Técnico do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde, Professor Job Monteiro, e integrou diversos especialistas da Unidade de Implementação do Projecto .
A reunião decorreu à margem da sessão de imersão em gestão pedagógica, centrada na organização da rotação interna dos formandos das especialidades médicas, de enfermagem, representando às 28 classes dos técnicos de diagnóstico e terapêutica.

O encontro contou com a presença do Director Pedagógico do HGL, Dr. José Janota, de profissionais da área hospitalar, especialistas da Unidade de Implementação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde, bem como do Presidente do Conselho Nacional dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Dr. Júlio Gomes e de membros de associações profissionais das áreas técnicas da saúde, como fisioterapia, nutrição, radiologia, estatística, entre outras.
Durante a sessão, foram debatidas as necessidades de uma integração formativa efectiva entre os membros das associações profissionais, que os coordenam, as instituições hospitalares e os centros de formação técnica. Foi reforçada a importância da articulação entre a Unidade de Implementação do Projecto (UIP) e as instituições de ensino, visando a consolidação de um modelo formativo de excelência.
Para a Unidade de Implementação do Projecto (UIP): “É essencial clarificarmos o papel das associações profissionais no processo formativo, distinguindo-as claramente dos colégios de especialidades. Temos interesse em trabalhar com os especialistas que compõem as vossas associações de forma organizada, e pretendemos que os melhores quadros participem nas acções formativas do MINSA. Por isso, antecipámos este encontro para facilitar o processo que decorrerá em Setembro*.”
A UIP reiterou que
“O momento é de grande importância, pois marca um passo decisivo rumo à qualificação integrada dos técnicos de diagnóstico e terapêutica. O evento de Benguela, de 8 a 13 de setembro, será uma oportunidade estratégica para alinharmos práticas pedagógicas e técnicas em benefício de um sistema de saúde mais coeso e eficaz.”
Nas notas finais do encontro, o gestor recomendou que cada associação profissional participe no Encontro Nacional com uma delegação onde verão constar os melhores quadros inscritos nas associações e/ou Conselho Nacional.
Ficou então recomendado, que os membros colegiados deverão interagir permanentemente com o Dr. António Júlio Gomes, Presidente do Conselho Nacional dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, que é o principal interlocutor com a UIP.
As associações foram igualmente orientadas a compilar e enviar listas actualizadas dos seus especialistas, assegurando uma representação qualificada e alinhada com os objectivos do encontro.
Estiveram presentes, entre outros:
- Dra. Nguxi Yandra André, presidente da Associação Angolana de Nutricionistas;
- Dra. Vitória dos Santos Semedo Fortunato, presidente da Associação de Fisioterapia;
- Membros da Associação de Radiologia;
- Representantes da Ordem dos Biomédicos;
- Representantes de outras associações da área da saúde.
O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação da Formação em Saúde, reafirma o seu compromisso com a melhoria contínua da formação técnica e profissional, promovendo uma integração eficaz entre o ensino e os serviços prestados à população.
Neusa Cumbe
Especialista de Comunicação, Informação e Conhecimento – PFRHS
Contamos com a vossa cobertura para dar visibilidade a este importante passo no fortalecimento da formação clínica em Angola.
