Início Sociedade PROJECTO DE EXPANSÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL NA CIDADE DO LUBANGO AVANÇA DE FORMA CONSISTENTE

PROJECTO DE EXPANSÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL NA CIDADE DO LUBANGO AVANÇA DE FORMA CONSISTENTE

por Editor

No âmbito da implementação das políticas públicas do Executivo para o reforço do acesso universal à água potável, o Ministério da Energia e Águas está a executar um importante projecto de construção da rede de distribuição e de ligações domiciliárias nas zonas periurbanas da cidade do Lubango, província da Huíla.

A empreitada, actualmente em curso, contempla a realização de 5.303 ligações domiciliárias em sete bairros da cidade, designadamente Casa Verde, Escola Portuguesa, Cowboy 1, Caxote, Sofrio, Bula Matady e Arimba, beneficiando directamente mais de 30 mil cidadãos com o acesso regular à água potável.

Paralelamente, o projecto prevê a implantação de uma rede de distribuição com uma extensão superior a 92 quilómetros, contribuindo de forma estrutural para a melhoria da cobertura e da fiabilidade do sistema de abastecimento de água na cidade do Lubango.

A consignação da obra foi efectuada no dia 4 de Julho de 2025, pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e tem uma duração prevista de 18 meses, até à sua conclusão.

Está igualmente em curso um projecto, cujas obras tiveram o seu início em Setembro de 2025, que está a executar novos reservatórios de água e reabilitar outros existentes, nos bairros Capelinha, Humpata, Mapunda e Venâncio, elevando, em grande medida, a capacidade de armazenamento e, concomitantemente, de disponibilidade e de abastecimento de água potável aos habitantes do Lubango.

São projectos prioritários e que estão em conformidade com a estratégia do Executivo para o sector das águas, cuja prioridade é elevar de forma sustentável a taxa de acesso da população à água potável, promovendo melhores condições de saúde pública, desenvolvimento económico e inclusão social, em alinhamento com os objectivos nacionais de desenvolvimento e melhoria do padrão de vida dos angolanos.

Poderá também achar interessante