Início Sociedade PRESIDENTE SEBASTIÃO GUNZA RECEBE MEDALHA DE VALOR DE SERVIÇO POLICIAL EM CERIMÓNIA NO PALÁCIO DA CIDADE ALTA

PRESIDENTE SEBASTIÃO GUNZA RECEBE MEDALHA DE VALOR DE SERVIÇO POLICIAL EM CERIMÓNIA NO PALÁCIO DA CIDADE ALTA

por Editor

O Presidente do Tribunal de Contas de Angola, Dr. Sebastião Domingos Gunza, foi agraciado com a Medalha de Valor de Serviço Policial (Classe Única) durante a cerimónia de outorga realizada no Salão Protocolar da Presidência da República, em Luanda no quadro das celebrações dos 50 anos da Polícia Nacional.

A condecoração reconhece um percurso de mais de quatro décadas ao serviço do Estado angolano, marcado pelo combate à criminalidade económica, pela liderança inspectiva e pelo compromisso com a legalidade. Este reconhecimento chega num momento em que Sebastião Gunza já ocupa a Presidência do Tribunal de Contas de Angola, consolidando, desta forma, uma trajectória de dedicação ao serviço público e à estabilidade institucional em Angola.

A Medalha de Valor de Serviço Policial (Classe Única) representa uma das mais altas distinções do subsistema de condecorações da Polícia Nacional, criado para reconhecer feitos relevantes e méritos excepcionais na garantia da ordem constitucional, na segurança pública, na prevenção e no combate à criminalidade, factores determinantes para a paz social em Angola.

Nos termos do diploma, a medalha foi entregue pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço e, com ela, o Estado angolano expressou o reconhecimento formal aos agentes cujas trajetórias profissionais evidenciam dedicação exemplar, disciplina e elevado senso de missão.

Do Perfil e trajetória do agraciado Dr. Sebastião Domingos Gunza, destacam-se:

– Início na Investigação Criminal em 1985, com actuação em funções operativas e de chefia no combate à criminalidade, destacando-se os crimes económicos e financeiros.

– Desempenho de responsabilidades estratégicas no Ministério do Interior, Direção-Geral Adjunta do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e liderança da Inspeção-Geral da Administração do Estado (IGAE), onde promoveu reformas importantes de controlo interno e fiscalização da administração pública.

– Em 2023, ingressou no Tribunal de Contas de Angola como Juiz Conselheiro e, subsequentemente, assumiu a Presidência da instituição, promovendo medidas de reforço da estabilidade interna, valorização de recursos humanos e modernização administrativa.

Reconhecimento institucional e liderança regional

A inclusão do Presidente do Tribunal de Contas entre os agraciados reforça o significado institucional da homenagem, evidenciando a continuidade de um percurso pautado pela legalidade, pela disciplina institucional e pela defesa do interesse público. A condecoração insere-se nas celebrações do cinquentenário da Polícia Nacional, destacando a dedicação de várias gerações de efetivos e dirigentes da corporação.

O Juiz Conselheiro Sebastião Gunza Levou o Tribunal de Contas de Angola a membro fundador da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controlo com Funções Jurisdicionais (JURISAI), integrando actualmente o seu Conselho de Administração.

Desde setembro de 2025, Gunza acumula a presidência da Organização das Instituições Superiores de Controlo da CPLP (OISC-CPLP), posição assumida no âmbito da 13.ª Assembleia Geral realizada em Luanda. Essa liderança reforça o papel de Angola na promoção da boa governança, transparência e responsabilização financeira no espaço lusófono, bem como a harmonização de práticas de auditoria entre as instituições de controlo externo.

A condecoração, ocorrida no contexto das celebrações do cinquentenário da Polícia Nacional, projeta-se para além do percurso individual, atribuindo-lhe uma dimensão institucional que atravessa diversas esferas do Estado — segurança, inspeção e fiscalização financeira — e reforça a posição de Angola no espaço regional de elevada relevância técnica e estratégica.

Texto: Alexandre Cose

Poderá também achar interessante