Início Sociedade PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS MARCA PRESENÇA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ALUSIVA AO DIA DO PROVEDOR DE JUSTIÇA

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS MARCA PRESENÇA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ALUSIVA AO DIA DO PROVEDOR DE JUSTIÇA

por Editor

O Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas, Dr. Sebastião Gunza e a Juíza Conselheira Vice-Presidente deste Tribunal Superior, Dra. Domingas Garcia participaram na Conferência Internacional alusiva ao Dia Internacional do Provedor de Justiça, sob o tema: “Empoderando vozes, resolvendo desafios”.

O evento, realizado pela Provedoria de Justiça de Angola, a 9 de Outubro, no Auditório da Procuradoria Geral da República (PGR), em Luanda, destacou o papel central do Provedor de Justiça na consolidação do Estado Democrático de Direito no fortalecimento da relação entre os cidadãos e as instituições públicas.

Durante o seu discurso de abertura da Conferência, a Provedora de Justiça de Angola, Dra. Florbela Araújo, reafirmou o compromisso da instituição com a imparcialidade, a defesa da dignidade humana e a protecção dos mais vulneráveis, sublinhando a importância da escuta activa e da proximidade com o cidadão.

O Representante Residente Interino das Nações Unidas em Angola, Diego Zorrilla, destacou que a existência de uma Provedoria forte é essencial para assegurar a confiança do público nas instituições. “A experiência internacional mostra que uma provedoria de justiça forte é uma ponte entre os cidadãos e instituições que cumprem suas funções com responsabilidade”, afirmou o representante da ONU.

Por sua vez, o Encarregado de Negócios da União Europeia, Dr. Jean-Ludovic de Lhoneux, anunciou um novo programa de apoio, no valor de 25 milhões de Dólares, financiado pela UE, destinado a reforçar as capacidades da Provedoria de Justiça, com foco na modernização digital e melhoria da acessibilidade dos serviços prestados ao cidadão.

A conferência serviu de espaço para a partilha de boas práticas entre países de África, Europa e América, consolidando a figura do Provedor de Justiça, como instrumento de mediação institucional e barómetro das necessidades sociais.

A presença do Presidente do Tribunal de Contas realça a importância da articulação entre a Provedoria de Justiça e outros operadores do sistema judicial, como forma de promover uma Administração Pública mais eficiente, transparente e responsável.

Esta presença reforça ainda o papel do Tribunal de Contas como guardião da legalidade financeira do Estado, função que se complementa com o trabalho do Provedor de Justiça na promoção da boa governação e defesa dos direitos dos cidadãos.

A Juíza Presidente do Tribunal Constitucional, Dra Laurinda Cardoso, do Provedor de Justiça da Namíbia, Dr. Basilus Dyakugha e representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judicial estiveram presentes no evento.

A Provedoria de Justiça reiterou o seu lema institucional:


“O cidadão é a nossa ocupação. O cidadão, a nossa preocupação. Mais direito, mais cidadania; mais cidadania, mais direito”. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante