O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou na manhã desta segunda-feira, 1 de Setembro de 2025, a Refinaria de Cabinda que terá uma capacidade de produção de 60 mil barris por dia após a conclusão da segunda fase.
Depois de muita expectativa, a Refinaria de Cabinda foi inaugurada pelo Presidente da República, 1 de Setembro, que terá uma capacidade de produção de 60 mil barris por dia após a conclusão da segunda fase.
O Presidente João Lourenço deslocou-se à província de Cabinda nesta segunda-feira, 01 de Setembro, para uma visita de trabalho de dois dias, onde acaba de inaugurar a Refinaria de Cabinda, seguindo depois constatar o andamento das obras do terminal de águas profundas do Caio e, segundo a agenda, na terça-feira (2), vai proceder à inauguração da nova sede do governo provincia.
De acordo com o que se tem avançado, a entrada em funcionamento da Refinaria de Cabinda, vai assegurar o abastecimento interno, reduzir a dependência das importações e criar excedentes para a exportação. Com a entrada em funcionamento da infraestrutura, numa primeira fase, vão ser processados 30 mil barris de petróleo por dia, com previsão para atingir 60 mil barris/dia na fase posterior.
Para a governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, a província de Cabinda faz história com a inauguração deste importante empreendimento, que vai transformar os recursos naturais, vai gerar emprego, renda e tecnologia de ponta.
O ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse que a Refinaria de Cabinda é a primeira a ser construída depois da Independência nacional e assegura que com a inauguração da Refinaria de Cabinda, renova-se o compromisso com a transformação de recursos, a construção da soberania energética e visão estratégica. (J24 Horas)
