Início Sociedade PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGUROU A NOVA SEDE DO GOVERNO PROVINCIAL REAFIRMANDO COMPROMISSO EM MELHORAR O ABASTAECIMENTO DE ENERGIA E ÁGUA EM CABINDA

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGUROU A NOVA SEDE DO GOVERNO PROVINCIAL REAFIRMANDO COMPROMISSO EM MELHORAR O ABASTAECIMENTO DE ENERGIA E ÁGUA EM CABINDA

por Editor

No quadro da sua visita de trabalho à província de Cabinda, o Presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta terça-feira (2) a nova sede administrativa do Governo Provincial.

A infraestrutura, considerada a mais moderna sede governativa construída após a independência, foi orçada em 30,9 milhões de dólares, enquanto o apetrechamento custou 9,8 milhões de dólares.
O edifício vai concentrar todas as secretarias provinciais e proporcionar melhores condições de trabalho e maior conforto aos funcionários do Governo local.


Enquanto isso, o Presidente João Lourenço anunciou para breve o arranque da segunda fase da Refinaria de Cabinda, assim como melhorias na distribuição de energia eléctrica na província de Cabinda nos próximos dias.


A província de Cabinda será integrada na rede nacional de distribuição de eletricidade para permitir o acesso à energia mais estável e economicamente viável, com a implementação, já em fase avançada, de um parque fotovoltaico com capacidade de 90 Megawatts (MW) e um sistema de armazenamento de energia de 25 Megawatt-hora (MWh).


De acordo com dados do sector, o projecto será complementado com a construção de uma linha de transporte de energia de 60 quilovolt (Kv).


Igualmente, o Governo aprovou o projecto de construção de uma linha de transmissão submarina entre Soyo e Cabinda, com uma extensão de 120 quilómetros (km), o que permitirá a integração da província à Rede Eléctrica Nacional, para reforçar a capacidade de produção e garantir maior estabilidade e disponibilidade de energia eléctrica na região mais a Norte do país.


A maior fonte de produção de energia eléctrica da província, com uma capacidade instalada de 145 Megawatt (MW), é a Central Térmica de Malembo, que vai contar com a instalação de uma nova turbina, a número 6, que aumentará a capacidade de geração da central em 25 MW, medida essencial para melhorar a disponibilidade de energia na província.

EXPANSÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA
Segundo a governadora provincial, Suzana de Abreu, a província de Cabinda está em boas condições no que se refere ao abastecimento de água.


No sector das Águas, está em funcionamento a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Sassa Zau, localizada em Malembo, que abastece cerca de 630 mil habitantes nos municípios de Cabinda e Cacongo.


Atendendo ao aumento populacional e à nova divisão administrativa do país, a infraestrutura está pronta para aumentar a sua capacidade, estando a decorrer um trabalho para a expansão da rede de abastecimento tanto em Cabinda e na Vila de Lândana, assim como em outras localidades.


No município do Buco-Zau, estã em fase de conclusão o processo de reabilitação do Sistema de Água da Fortaleza e a expansão da rede de abastecimento no Belize, cujas instalações vão atender à demanda por serviços de água.


O Governo angolano reafirma o compromisso em melhorar os serviços essenciais de fornecimento de energia eléctrica e abastecimento de água, para promover a transformação da realidade energética e hídrica da província de Cabinda e contribuir para o seu desenvolvimento. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante