O Presidente da República autorizou um pedido de empréstimo de 600 milhões de dólares junto da GEMCORP, uma operação financeira na modalidade de crédito revolving destinada a financiar projectos e fornecimentos estratégicos para o desenvolvimento económico e social de Angola.
Segundo documento consultado pelo Novo Jornal, a operação visa “atender às necessidades da economia real de Angola, com a implementação de projectos e fornecimentos estratégicos que contribuam para o desenvolvimento económico e social do País”.
O que é o crédito revolving?
O crédito revolving é um tipo de financiamento contínuo, semelhante a uma linha de crédito, que oferece um limite máximo (plafond) renovável. À medida que o devedor liquida parte da dívida, o montante fica novamente disponível para utilização, sem necessidade de celebração de um novo contrato.
Apesar da flexibilidade, esta modalidade apresenta taxas de juro geralmente mais elevadas e pode resultar num custo final elevado caso o prazo da dívida seja prolongado.
Competência para negociação
A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, foi designada para conduzir a negociação e assinatura do acordo de financiamento e de toda a documentação associada, com faculdade de subdelegar estas competências.
