Início Sociedade Parque fotovoltaico inaugurado no Cuito vai beneficiar mais de 38 mil habitantes de Energia Elétrica

Parque fotovoltaico inaugurado no Cuito vai beneficiar mais de 38 mil habitantes de Energia Elétrica

por Editor

A província do Bié passa a contar com mais uma importante infraestrutura do sector de electricidade, o parque solar fotovoltaico do Cuito, que foi hoje, domingo, 17 de Agosto de 2025, inaugurado pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, tendo igualmente a presença da governadora provincial do Bié, Celeste Adolfo.

O parque solar fotovoltaico do Cuito contempla uma potência instalada de 14,652 MWdc, tendo 28.125 painéis solares para beneficiar mais de 38 mil habitantes.

Evita a emissão de gases poluentes para a atmosfera e emissões na ordem das 30.240 toneladas de C02 por ano, poupando 172.000 litros de combustível anualmente, estimados em cerca de 51.600.000,00 Kz por ano, aliviando os cofres do Estado. A infraestrutura gerou 170 empregos directos.


Esta infraestrutura agrega um valor económico e social enorme, proporcionando melhores condições de vida às pessoas, melhorando as condições de estudo, de saúde e mobilidade, diminuindo a criminalidade e ajudando a criar um ambiente mais saudável, viabilizando, do ponto de vista económico, de forma directa, novos negócios, mais sustentáveis, fomentando o empreemdedorismo, aumentando a renda das famílias, que fortalecem a enconomia local e de toda a região. Dá acesso à electricidade a lares, escolas, unidades hospitalares e infraestruturas públicas essenciais e privadas.


Em termos de responsabilidade social, o projecto ofereceu uma escola de quatro salas e serviços pedagógicos e administrativos, na comuna do Kunje, bairro Kassoma, com capacidade para 50 alunos por sala, bem como uma carpintaria de reciclagem e produção de mobiliário que formou 50 jovens em carpintaria e produziu todo o mobiliário para apetrechar a escola que foi entregue.


Ainda no âmbito da deslocação ao Bié, João Baptista Borges procedeu, também hoje, 17 de Agosto, ao lançamento oficial da obra da electrificação rural do Bié, que aconteceu no município do Andulo.


A mesma tem um prazo de conclusão de 36 meses. Os municípios abrangidos são o Andulo, N’harea, Cunhinga, Chitembo e Cuemba. Vai servir com energia eléctrica mais de 200 mil habitantes, efectuando mais de 45 mil ligações domiciliárias.

Vão ser erguidos dois sistemas isolados e três sistemas conectados à rede. A potência instalada será de 39,15 MWp e 18 MWh de armazenamento em baterias.


A comitiva do Ministério da Energia e Águas esteve igualmente na Cunhinga, onde foram visitadas infraestruturas do sector, nomeadamente a obra que está a erguer a linha de média tensão que trás energia eléctrica do Cuito para o município da Cunhinga, que ficará ligada à rede nacional de electricidade ainda este ano, conforme promessa deixada hoje, aos populares deste município, por João Baptista Borges, afirmando categoricamente que até ao final do presente ano, os geradores ficarão inactivos no Cunhinga.


Tanto o parque solar do Cuito, como o projecto que foi hoje lançado, referente à electrificação rural reflectem, de forma inequívoca e categórica, o compromisso do Executivo angolano com a justiça, a equidade e a coesão social, promovendo o cabal e sustentável desenvolvimento do país, em prol da melhoria das condições de vida dos angolanos.

Poderá também achar interessante