Início Sociedade Obras em 29%: João Baptista Borges avalia execução da subestação eléctrica do Lubango Leste

Obras em 29%: João Baptista Borges avalia execução da subestação eléctrica do Lubango Leste

por Redação

Ministro da Energia e Águas avalia obras da nova subestação eléctrica do Lubango Leste de 220/60/15 kV em fase de 29% de execução física.

Na sequência da agenda de trabalho aos projectos estruturantes em curso na província da Huila, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, acompanhado pelo governador provincial, Nuno Mahapi, visitou, na terça-feira, 05 de Novembro de 2024, as obras de construção da nova subestação do Lubango Leste de 220/60/15 kV-1×120 MVA.

A infraestrutura, importante para a província e a região, está projectada para assegurar o fornecimento de energia eléctrica à subestação da Ferrovia, 150/60/15 kV, ao nível de tensão de 60 kV, dará continuidade ao fornecimento de energia eléctrica à 60 kV da subestação da província do Namibe, 60/15 kV, da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, originando no novo Sistema da Rede de Transporte de Electricidade 220/60 kV para às subestações da Rede Nacional de Transporte de Electricidade existente na cidade do Lubango.

A obra, pelo que se constatou, decorre em ritmo aceitável, tendo alcançado um percentual físico de 29%, gerando empregos directos e vai contribuir para a redução da emissão do CO2 para a atmosfera e a redução significativa dos custos com combustível na utilização de fontes térmicas.

Recorde-se que o projecto de construção da subestação Lubango-Leste está integrado no escopo do projecto principal de construção da Linha de Transporte à Mais Alta Tensão 220 kV Gove – Matala, actualmente em curso entre às províncias do Huambo e Huíla.

Com aproximadamente 215 km, a construção de um posto de seccionamento, 220 kV, na Matala, e uma subestação eléctrica no Lubango Leste 220/60/15 kV, o projecto enquadra-se numa estratégia de electrificar o corredor do Huambo-Huíla, mediante a ligação das centrais hidroeléctricas do Gove e da Matala.

Esta configuração da rede em muito alta tensão na Região Sul, assegurará um serviço de fornecimento e distribuição de energia eléctrica de forma contínua, estável e fiável.

Neste projecto, para além do acima referenciado, serão também acoplados sistemas de protecção, automação, bem como o fornecimento e instalação de equipamentos de telecomunicações para o melhor desempenho da subestação eléctrica do Gove.

Com a conclusão destes grandes projectos, prevê-se a melhoria na qualidade do fornecimento de energia eléctrica na província da Huíla, com maior abrangência para os consumidores e garantir a maior estabilidade no Sistema Eléctrico Nacional, interligando a Região Sul ao Sistema Eléctrico (Região Norte e Centro) à 220 kV.
O referido projecto tem o prazo de 18 meses para a sua conclusão. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante