Início Sociedade OBRAS DE CACULO CABAÇA A BOM RITMO E PRIMEIRA TURBINA ARRANCA EM 2027

OBRAS DE CACULO CABAÇA A BOM RITMO E PRIMEIRA TURBINA ARRANCA EM 2027

por Editor

O Aproveitamento Hidroelétrico de Caculo Cabaça, na província do Cuanza Norte, vai permitir injectar na rede eléctrica nacional mais 2.172 MW de potência, armazenando na sua albufeira um volume total de 463 hm3 de água.

O megaempreendimento em construção no médio Kwanza, com cerca de 42% de execução física, será equipado com 4 grupos, cada um com 530 MW, bem como uma central ecológica com 52 MW.

A barragem terá 2.172 MW de potência, fortalecendo a rede nacional e criando milhares de postos de trabalho, assim como irá aumentar a fiabilidade da rede interligada e a exportação de energia.

Financiado por linha de crédito chinesa, com estimativas de custo superiores a 4 mil milhões de dólares, o projecto é gerador de empregos, com alta proporção de mão de obra angolana. 

O Aproveitamento Hidroelétrico de Calculo Cabaça é considerado fundamental para a diversificação da matriz energética de Angola e para o desenvolvimento económico, com o desvio do rio Kwanza já realizado para permitir a construção do paredão. 

A entrada em funcionamento da primeira turbina será em 2027. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante