A empresa de limpeza e recolha de resíduos solídos “Sambiente” aproveitou a Quadra Festiva e realizou, no município de Viana, uma campanha de sensibilização da população com o objectivo de promover a educação ambiental no seio dos cidadãos, numa actividade que teve lugar na Casa da juventude de Viana
Victor Kavinda
A Sambiente, empresa de limpeza e recolha de resídeos solíduos do município de Viana, arrancou no passado dia 20, com uma campanha de sensibilização ambiental em parceria com a Administração municipal daquela circunscrição da província de Luanda, com o slogan “juntos por um ambiente melhor em Angola”.
O director municipal do Ambiente e Saneamento Básico da Administração de Viana, Esmeraldino Paulo, salientou que a educação ambiental é uma componente indispensável ao homem de modo a promover um ambiente sadio. “Iniciativa como estas são e serão sempre bem-vindas”.
Para o senhor Albino Tomás, director do Gabinete de Controlo de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Sambiente, a campanha lançada tem a ver com a recuperação de zonas verdes no distrito do Zango, acções de sensibilização ambiental e distribuição de cestos aos taxistas para o acondicionamento correcto do lixo, de modos a evitar que seja jogado pela janela tal como se verifica.
Por outro lado, o actor Costa Vilola, consciderou que a campanha veio em bom momento, porque é preciso transmitir a importância da protecção do meio ambiente e a cidade capital precisa muito de acções desta natureza.
Costa Vilola acrescenta que um dos grandes problemas para o aquecimento que se nota no distrito urbano do Zango é a falta de árvores. “É necessário que a população daquela área faça trabalhos de arbonização para se diminuir a temperatura”. Igualmente, o actor aconselha também à população luandense a recolher todos os resíduos solídos para se vender às empresas que se ocupam nessa prática, porque o “lixo dá dinheiro” e, atendendo o grande nível de desemprego que o país está a viver, é uma actividade que pode ajudar muitas famílias.
A Sambiente preocupada com o meio ambiente vê na reciclagem a oportunidade para redução significativa dos resíduos sólídos naquele município, e não só. “Meu lixo tem valor” segundo Albino Tomás, “é um projecto que consiste em comercializar na Sambiente os residuos sólidos; em troca do teu lixo ganhas dinheiro”.
Albino entende que dessa forma será possível reduzir os amontoados de lixos que ainda se verificam em várias artérias do município satélite. O lançamento da campanha em Dezembro foi propositado pelo facto desse mês ser caracterizado pela produção de elevados níveis de resíduos sólidos.