O Governo angolano tem garantido a chegada da energia permanente no Município de Nharêa, de forma gradual, para melhor e bem das populações mais recônditas do Bié, Nharêa. Dentro deste objectivo de levar a energia ao Município de Nharêa, está no fim a nova electrificação abrangente para todos os Bairros do Município, com capacidade de sustentar o número de residências actuais e contando com o crescimento futuro das populações da Vila e o crescimento da industrialização no Município.
Tal como tem vindo a garantir o Ministério da Energia e Água e o Governo da Província do Bié sobre a energia no Município de Nharêa, estão a decorrer os trabalhos de averiguação por uma equipa de desminagem, nas zonas onde poderá passar a linha dos postes de “média tensão” que poderá transportar a energia eléctrica a partir da subestação que será instalada no Município do Andulo.

Para lembrar que, os benefícios da nova electrificação estão em duas fases: ” a primeira fase, poderá se instalar, nos próximos meses, novos geradores na nova central eléctrica, todo processo acima dos 90%. Já a segunda fase será com a luz que virá da central térmica do Kuito ( Kaluapanda) passando pelos Municípios do Kunhinga, Andulo e até Nharêa, dentro de, provavelmente, 2 anos.
O chefe das operações da empresa de desminagem “GIP & FELEX” , José Luamba disse que os trabalhos de verificação das zonas onde passará a linha de transporte de média tensão começaram em Junho e terminarão no final deste mês de Julho, numa aproximação de 40 km de extensão entre Nharêa e Andulo.
O Director municipal da Energia e Água, Eng. Rufino Gomes está a acompanhar os trabalhos da nova electrificação desde o princípio e salientou que, os PTs instalados serão suficientes para a distribuição da energia às populações da Vila, que neste momento já se fez as instalações dos postes de baixa tensão em todos os Bairros para as baixadas domiciliares.
