Início Sociedade MOXICO LESTE: CENTRAIS FOTOVOLTAICAS VÃO FORNECER ENERGIA A 30 MIL FAMÍLIAS NO LUAU E CAZOMBO

MOXICO LESTE: CENTRAIS FOTOVOLTAICAS VÃO FORNECER ENERGIA A 30 MIL FAMÍLIAS NO LUAU E CAZOMBO

por Editor

Estão em fase de conclusão as obras das centrais fotovoltaicas dos municípios do Luau e Cazombo, na província do Moxico Leste. Quando concluídas, as duas infraestruturas vão beneficiar, entre outros, mais de 30 mil famílias.

A nova província do Moxico Leste ainda é bastante limitada em termos de energia eléctrica. As referidas centrais fotovoltaicas fazem parte de um programa de electrificação para a província, que vai dar cobertura eléctrica às diversas sedes municipais.


Até 2027, devem ser instaladas em zonas remotas, sistemas solares isolados para alimentar 173 mil ligações em 65 localidades das províncias do Cuando Cubango, Namibe, Huíla e Cunene. Igualmente, estão programadas 200 mil ligações, para 60 localidades, das províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul, Moxico, Moxico Leste, Malanje e Bié, para beneficiar mais de um milhão de pessoas no meio rural.


No âmbito das fontes renováveis de energia, a expansão da energia fotovoltaica, em zonas mais recônditas de Angola, abre perspectivas de desenvolvimento aos beneficiados e garante impacto na educação, saúde e na economia familiar.


Os investimentos feitos pelo Estado angolano em centrais fotovoltaicas nos últimos anos, já resultaram em cerca de 400 megawatts pico (MWp) instalados e a funcionar, todos, com excepção da central de Caraculo, de 25 MWp, são bastante positivos, mas as soluções empregues até agora ainda não garantem a melhor relação custo-benefício, e que poderiam igualmente permitir uma utilização mais racional dos fundos públicos.


A busca pela transição energética, reduzindo o uso de fontes não renováveis e substituindo por fontes sustentáveis, aliada à independência energética é uma das vantagens que mais têm chamado a atenção da indústria.


O objectivo da transição energética é diversificar o consumo de energia, optando por fontes alternativas. Para a indústria, é muito importante construir uma matriz energética diversificada, uma vez que ela poderá usar as fontes de energia de forma personalizada e conforme as suas necessidades individuais.


Apontadas como solução para o aquecimento global, as fontes de energia renováveis têm recebido generosos incentivos públicos e privados, não produzem gases causadores do efeito estufa (GEE), não agridem a natureza e nem promovem alterações climáticas, como a elevação da temperatura e baixa qualidade do ar. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante