Início Sociedade Missão “Água Segura” reforça resposta ao surto de cólera nas comunidades mais vulneráveis

Missão “Água Segura” reforça resposta ao surto de cólera nas comunidades mais vulneráveis

por Editor

No âmbito do Plano Nacional de Reforço ao Combate e Prevenção ao Surto de Cólera, e em conformidade com as orientações emanadas pela Coordenação da Comissão Interministerial de Combate à Cólera, o Grupo Técnico Multissectorial para o Tratamento das Fontes, Abastecimento e Monitorização da Qualidade da Água estiveram reunidos nesta segunda-feira nas instalações do Ministério da Energia e Águas, com o objectivo de redefinir estratégias e acções para garantir uma resposta coordenada e eficaz à emergência de saúde pública provocada pelo surto de cólera.

Após as intervenções realizadas nas províncias de Benguela, Cuanza Norte e Malanje, foram levadas a cabo acções de prevenção e sensibilização em zonas críticas, acompanhadas da entrega de reservatórios de água, produtos para tratamento, materiais de higienização e informação educativa, com vista a assegurar o acesso imediato à água potável e a reforçar as condições de saneamento básico nas comunidades afectadas.

O foco da missão volta-se agora para as províncias do Namibe e Huíla, onde o grupo de choque e os activistas mobilizados pelo Ministério da Energia e Águas darão continuidade às acções integradas da Missão “Água Segura”. Esta iniciativa tem como prioridade proteger as populações mais vulneráveis, reduzir os riscos de contaminação e apoiar os esforços do Ministério da Saúde no controlo do surto.

A articulação entre os sectores da Água, Saúde e Protecção Civil será determinante para garantir que a resposta às populações afectadas seja célere, eficaz e sustentável.

Poderá também achar interessante