O ministro de Energia e Águas, João Baptista Borges, inaugurou nesta quarta-feira, 29 de Outubro, a Estação de Tratamento e Distribuição de Água no município do Chitembo, a primeira do género, que vai beneficiar muitas famílias naquela localidade.
O município do Chitembo, na província do Bié, tem agora uma nova Estação de Tratamento e Distribuição de Água que vai melhorar o acesso à água para a população.
Com mil e 200 ligações domiciliares de água nos bairros, a infraestrutura comporta uma extensão considerável de rede de distribuição, com montagem de torneiras de quintal para regular o consumo, por formas a evitar o desperdício de água.

A Estação inaugurada é sustentada a partir do centro de captação do rio Kuchi, a Oeste da sede municipal, que por sua vez vai acudir a população que há muito procurava pelo precioso líquido.
Além desta inauguração, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, procedeu também à inauguração dos projectos de eletrificação dos municípios de Catabola e Camacupa, na província do Bié, reforçando o compromisso do Executivo em levar serviços essenciais a todas as regiões do país.
Os novos empreendimentos integram o conjunto de investimentos estruturais que o Governo vem realizando para garantir melhor qualidade de vida às populações e maior cobertura dos serviços básicos.

De acordo com dados do sector, Angola conta actualmente com 5.000 quilómetros de rede de transporte de energia eléctrica, um crescimento expressivo face aos 650 quilómetros registados em 1975 e aos 250 quilómetros existentes em 2002, quando o país ainda sofria os impactos da destruição das linhas de transporte entre Huambo, Lomaum e Benguela.
Segundo o ministro João Baptista Borges, os progressos no sector resultam de uma aposta contínua em infraestruturas modernas e sustentáveis. A capacidade de produção de energia aumentou de 450 megawatts em 1975 para 6.300 megawatts na actualidade, contando o país com 72 centrais electroprodutoras, das quais 13 hidroeléctricas, 45 termoeléctricas, 5 solares e 9 híbridas.
No domínio da água, o Executivo tem igualmente expandido a rede nacional de abastecimento. Segundo o Presidente da República, João Lourenço, na sua Mensagem sobre o Estado da Nação, proferida a 15 de Outubro de 2025, foram concluídos, só no último ano, importantes sistemas de distribuição, entre os quais os de Ndalatando, Morro Bento, Quela, Marimba, Chibia, Humpata, Damba, Chitembo e Maquela do Zombo, reflectindo o esforço contínuo do Governo em levar água potável e energia eléctrica a todos os municípios do país. (J24 Horas)

