Início Sociedade Ministra da Saúde reúne-se com especialistas internacionais para reforço da formação médica em oftalmologia

Ministra da Saúde reúne-se com especialistas internacionais para reforço da formação médica em oftalmologia

por Editor

A Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Paula Valentim Lutucuta, participou, na manhã deste sábado, no segundo dia do 1.º Congresso do Instituto Oftalmológico Nacional de Angola (IONA), que decorreu na Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas (ENAPP), sob o lema: “Saúde Ocular ao Alcance de Todos”.

À margem do congresso, a Ministra liderou uma reunião estratégica com especialistas brasileiros e gestor do programa de formação dos recursos humanos em saúde, com a presença do novo Director do hospital general Pedro Tonha Pedale, a Directora do IONA, Dra. Luísa Paiva, e a Directora do Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes, Dra. Manuela Mendes, com o objectivo de reforçar a formação médica especializada em oftalmologia no país no âmbito do PFRHS, financiado pelo Banco Mundial, que prevê formar 38.000 profissionais nas mais diversas especialidades até 2028.


O encontro contou com a presença da Dra. Luísa Paiva, Directora-Geral do IONA; Dra. Rosa Salvaterra, Presidente do Colégio de Oftalmologia de Angola; Prof. Dr. Job Monteiro, Coordenador do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde; Dr. Albano Eugénio, Director-Geral de Unidade Hospitalar; “General Pedro Tonha Pedale”; Dra. Manuela Mendes, Directora do Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes; Dra. Margarida Correia, Directora do Hospital Pediátrico David Bernardino; e Dra. Clarissa Mattosinho, especialista em oncologia ocular do Instituto Nacional de Câncer (Brasil).


Durante a reunião, a Ministra sublinhou que a falta de profissionais especializados continua a ser um desafio relevante no sistema nacional de saúde, sobretudo em províncias mais afastadas. Referiu que, embora tenham sido dados passos importantes, como a implementação do curso de Optometria, focado na baixa visão, ainda é necessário investir fortemente na formação contínua e na especialização dos quadros nacionais.


Citação da Ministra
Queremos garantir a formação dos nossos profissionais nas áreas da medicina oftalmológica, tanto cá em Angola como também no vosso país. É fundamental fortalecer esta cooperação para que possamos suprir as carências locais e elevar a qualidade dos cuidados de saúde ocular que oferecemos à população.”, Dra. Sílvia Paula Valentim Lutucuta, Ministra da Saúde.

A Ministra apelou à criação de mais vagas de formação nos países parceiros e manifestou a disponibilidade do Executivo em garantir alojamento, alimentação e condições básicas aos formandos, como forma de facilitar o intercâmbio técnico-científico.
Indicou ainda que estão a ser preparadas pós-graduações para enfermeiros e identificados técnicos que poderão beneficiar de formação no exterior. Reforçou que Angola dispõe da infra- estrutura necessária para apoiar programas de ensino clínico e estágios supervisionados no país.


Além disso, sublinhou a importância de expandir a formação em oftalmologia pediátrica e neonatologia, áreas ainda incipientes mas essenciais para a prevenção da cegueira infantil.

As principais estratégias delineadas incluem:

  • Criação de centros de excelência provinciais para descentralizar os serviços;
  • Promoção de formação médica contínua, alinhada com padrões internacionais;
    Estabelecimento de programas conjuntos de formação internacional;
  • Fortalecimento da cooperação técnica e científica em áreas prioritárias como oftalmologia pediátrica, oncologia ocular e saúde visual infantil.

O congresso contou com a presença de diversas figuras de referência nacional e internacional: PhD Dr. Rubens Belfort Jr. (Brasil), especialista mundial na área da retina; PhD Dr. Remo Susanna (Brasil), inventor do “Implante de Susanna” para tratamento do glaucoma; ^Dr. Jaume Catalá Mora (Espanha)*,especialista em oftalmopediatria; Dra. Amélia Buque(Moçambique), com experiência em saúde ocular comunitária; Dr. John Clements, especialista em políticas públicas de saúde; Dra. Nathalia Grigorovski e PhD Dra. Michelle Bernal-Hill (Brasil), com forte atuação em cirurgia de catarata e educação médica.

No contexto do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde, a Ministra orientou o Coordenador do Programa, Dr. Job Monteiro, a assegurar a integração das acções formativas internas e externas, com o objectivo de:

  • Doptar os profissionais de competências técnicas e científicas actualizadas;
  • Alargar os conhecimentos nas áreas prioritárias da saúde;
  • Reforçar a capacidade de resposta do sistema de saúde nacional.

Esta orientação visa garantir que os quadros angolanos tenham acesso a formação contínua e especializada, tanto no país como no exterior, em domínios críticos como oftalmologia, neonatologia, oncologia ocular, saúde materno-infantil e cuidados primários.

O encontro terminou com o compromisso de se activar um programa de formação local e internacional (Brasil) voltado à formação médica especializada e ao desenvolvimento sustentável dos recursos humanos da saúde ocular em Angola.

A implementação de centros de excelência, a descentralização dos serviços e o acesso equitativo à saúde visual constituem pilares estratégicos do Executivo para melhorar a qualidade de vida da população e prevenir a cegueira evitável.

Poderá também achar interessante