Início Sociedade Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, já se encontra em Estrasburgo para participar no fórum Humanitário internacional sobre os benefícios da Tecnologia Cirúrgica no avanço dos cuidados de saúde

Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, já se encontra em Estrasburgo para participar no fórum Humanitário internacional sobre os benefícios da Tecnologia Cirúrgica no avanço dos cuidados de saúde

por Editor

A Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, está na cidade de Estrasburgo, na República Francesa, para participar no Fórum Humanitário de Saúde da Universidade de Estrasburgo, uma das mais prestigiadas plataformas internacionais de diálogo sobre inovação em saúde, cirurgia robótica e telemedicina.
Durante a sua intervenção, agendada para quarta-feira, 16 de julho, a Ministra irá destacar os avanços inéditos de Angola no campo da cirurgia robótica, sublinhando:

  • A primeira cirurgia robótica realizada em território angolano, em agosto de 2024;
  • A primeira cirurgia robótica transatlântica bem-sucedida na África Subsaariana, realizada em junho de 2025, posicionando Angola entre os países da região com maior avanço tecnológico no setor da saúde.
    Angola está na vanguarda da inovação médica em África. Acreditamos na construção de um sistema de saúde moderno, inclusivo e resiliente. Convidamos parceiros globais a unirem-se à nossa missão”, declarou a Ministra Lutucuta.

A delegação angolana é composta por distintos quadros do Ministério da Saúde, nomeadamente: Dr. Benedito Quinta, Director Nacional dos Hospitais; Prof.ª Dra. Manuela Mendes, Directora do Hospital Materno-Infantil Azancot de Menezes;

  • Dr. Eduardo Kedisobu; Dr. Apolinio Paxe, Prof. Dr. Job Monteiro, Coordenador e Gestor Técnico da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos da Saúde (UIP), cuja missão inclui o reforço dos programas de formação médica e paramédica, com cobertura nacional em 21 províncias; Dr. Djamel Kitumba, neurocirurgião e especialista de formação da UIP.
    Para além das sessões plenárias, está prevista a participação da Ministra num fórum reservado entre ministros da saúde, onde serão debatidas soluções inovadoras para a equidade no acesso à saúde, o reforço da formação de quadros locais e modelos sustentáveis de transferência de tecnologia médica.
    A presença de Angola neste encontro internacional reforça o compromisso do Governo em consolidar um sistema de saúde mais eficiente, tecnológico e orientado para a justiça social e científica.
    Mais informações sobre a agenda e os desdobramentos da missão serão comunicadas através dos canais oficiais do Ministério da Saúde.

Poderá também achar interessante