Início Sociedade Ministério nega que Sonangol tenha alienado participação na Refinaria do Lobito à Zâmbia

Ministério nega que Sonangol tenha alienado participação na Refinaria do Lobito à Zâmbia

por Editor

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, negou esta segunda-feira, 07, que a Sonangol tenha alienado 26% da sua participação na Refinaria do Lobito à República da Zâmbia, o que considerou como informações infundadas, de acordo com uma nota daquele Ministério que o Correio da Kianda teve acesso.

“Até a data presente, não existe qualquer formalização da entrada da Zâmbia, ou de qualquer outro Estado ou entidade, na estrutura accionista da refinaria”, lê-se na nota assinada pelo ministro.

De acordo com àquele Ministério, o Executivo, por via da Sonangol, tem mantido contactos com possíveis parceiros, incluindo países vizinhos, com vista à integração accionista e ao co-financiamento do projecto, avança o documento.

“Qualquer alteração nesse sentido só poderá ocorrer mediante aprovação legal adequada, incluindo a publicação de um Decreto Presidencial”, reforça o comunicado.

Com capacidade para processar 200 mil barris de petróleo por dia, a Refinaria do Lobito visa reduzir a dependência de Angola da importação de combustíveis e impulsionar o desenvolvimento económico do país.

Poderá também achar interessante