O Ministério da Saúde de Angola, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Camões – Centro Português de Cooperação e da Universidade Privada de Angola (UPRA), realizou, nesta quinta-feira, 22 de Agosto, um “Chá de Ideias” com Jornalistas e Influenciadores, no Camões – Centro Português de Cooperação.
Para aumentar a consciencialização sobre as questões de Saúde Mental em Angola e mobilizar esforços para o apoio à saúde mental, o Ministério da Saúde (MINSA) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Camões – Centro Português de Cooperação e da Universidade Privada de Angola (UPRA) realizou nesta quinta-feira, 22 de Agosto, o evento de apresentação da primeira edição do Concurso de Artes sobre Saúde Mental, sob o tema “Saúde Mental: Um Direito de Todos”.
O referido evento serviu para a apresentação oficial do Concurso de Artes sobre Saúde Mental, uma iniciativa que visa promover a reflexão e sensibilização sobre a saúde mental através da expressão artística.
O concurso de artes sobre Saúde Mental, organizado pelo Ministério da Saúde com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Camões – Centro Português de Cooperação e da Universidade Privada de Angola (UPRA), é uma distinção não monetária que tem como objectivo destacar a importância da expressão criativa na abordagem das questões de Saúde Mental.
Contudo, serão premiados dois finalistas e um vencedor em cada categoria, num evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental aos 10 de Outubro, sendo o vencedor recompensado com um programa de mentoria, certificado, troféu e um livro ilustrativo com as criações finalistas.
O concurso é destinado a todos os angolanos e não angolanos residentes em Angola sem discriminação de género ou idade, individualmente ou em equipas. Cada participante pode apresentar até uma submissão.
Aos membros do júri, organizadores e aos seus familiares é vedada a participação no concurso, cujo objectivo e tema central do concurso é “Saúde Mental: Um Direito de Todos” destacando que a Saúde Mental é essencial para a dignidade e bem-estar de cada pessoa, devendo ser garantida de forma equitativa a todos.
Todas as criações submetidas a concurso deverão reflectir experiências pessoais ou observações sobre Saúde Mental, visando promover uma maior consciência e compreensão sobre o assunto.
O concurso, sob o tema “Saúde Mental: Um Direito de Todos”, inclui as categorias de Poesia, Fotografia, Jornalismo Escrito e Pintura.
Espera-se que o concurso contribua para a consciencialização sobre a importância da Saúde Mental, enfatizando a necessidade de enfrentar o estigma e a desigualdade no acesso aos cuidados de Saúde Mental, reforçando a responsabilidade colectiva de governos, comunidades e indivíduos, promovendo assim sociedades mais justas e inclusivas. (J24 Horas)