O Secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, em representação do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, participou na cerimónia de lançamento da primeira pedra do projecto Quilemba Solar.
Esta infraestrutura comporta um parque solar de 35 MW de potência que será, por sua vez, injectada na rede pública. A infraestrutura irá abastecer de energia eléctrica um número considerável de habitantes da região sul do país, chegando a cerca de 40 mil famílias.
Irá poupar cerca de 20 milhões de litros de gasóleo por ano, aliviando os cofres do Estado e poupando o ambiente. Este parque solar será comportado por 60 mil painéis solares, criando cerca de 150 postos de trabalhos, de forma directa e indirecta. No seu discurso, em representação do ministro da Energia e Águas, Arlindo Carlos, em traços gerais, falou dos enormes benefícios desta empreitada para os cidadãos e a economia local, trazendo, desta forma, inegáveis benefícios. Apelou, no final do seu discurso, à condenação dos actos de vandalismo aos activos do Sector e também ao pagamento dos serviços de energia por parte dos consumidores.