No âmbito da celebração do Dia Mundial da Água, que se assinala neste sábado, 22 de março, o Ministério da Energia e Águas realizará o acto central nas instalações da Estação de Tratamento de Água de Luanda Sudeste, no município de Viana, Kikuxi, sob o lema: “Preservação e Conservação das Nascentes e Aquíferos em Angola”.
O evento contará com a presença do Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, do Governador da Província de Luanda, Luís Nunes, assim como do Governador da Província de Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, além de outros parceiros, empresários e responsáveis pelo subsector das Águas.
A actividade, que se realiza no Dia Mundial da Água, visa celebrar a importância do precioso líquido, com um enfoque especial na preservação das nascentes e aquíferos em Angola.
A programação inclui actividades educativas e informativas, que têm como objectivo sensibilizar a população, em especial os jovens, sobre a relevância dos recursos hídricos, o tratamento adequado da água e as questões de saúde pública, garantindo, assim, a disponibilidade deste recurso vital para as futuras gerações.
A preservação das nascentes e dos aquíferos é fundamental para a vida, a agricultura e o desenvolvimento social e econômico de Angola.
O país possui uma vasta rede hidrográfica composta por 77 bacias, desempenhando as águas de Angola um papel crucial no abastecimento de água potável e na manutenção dos ecossistemas.
As nascentes e os aquíferos são essenciais para garantir a continuidade dos caudais dos rios, especialmente durante os períodos de seca. Esses corpos hídricos subterrâneos, como os lençóis freáticos, artesianos e kársticos, são fontes naturais de água, que, quando protegidas, asseguram a qualidade e a quantidade de água disponível para consumo humano.
Neste Dia Mundial da Água, vai-se refletir também sobre os 50 anos de Independência de Angola e a necessidade urgente de se preservar as nossas nascentes e aquíferos.
O futuro do país depende da nossa acção colectiva.
Vale lembrar que o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março desde 1993, foi instituído pela ONU para relembrar a importância desse recurso tanto para a sobrevivência humana quanto para a natureza. (J24 Horas)
