A província do Huambo já criou todas as condições necessárias para acolher, de 4 a 5 de Setembro de 2025, o 14.º Conselho Consultivo do Ministério da Energia e Águas.
O Ministério da Energia e Águas (MINEA), realiza entre os dias 4 e 5 de Setembro de 2025, o 14º Conselho Consultivo (Conselho de Direção), na província do Huambo, no Auditório do Centro de Formação de Jornalistas, sob o lema “Meio Século a Garantir Vida, Energia e Esperança”.
Sob o lema “Meio Século a Garantir Vida, Energia e Esperança”, o evento abordará temas como modernização, sustentabilidade e inclusão à água; transição energética, justa e sustentável, melhorias alcançados e os desafios do sector.
Gestores e especialistas estarão reunidos para apreciar vários temas de interesse público e gizar soluções em prol do país.
Na província do Huambo reina grande expectativa em relação ao programa do encontro nacional que será abrangente, incluindo sessões de carácter consultivo, inaugurações e consignações de infraestruturas relevantes do sector, com destaque para a central fotovoltaica do Bailundo e a rede de distribuição de média e baixa tensão da Chicala Choloanga, bem como a consignação de novas linhas de transporte de energia em vários municípios da província.
Para o governador provincial, Pereira Alfredo, o Conselho Consultivo do MINEA constitui uma oportunidade para o Huambo apresentar o estado actual do sector da Energia e Águas na província, abrangendo os projectos concluídos, em execução e em carteira, reforçando a necessidade de maior alinhamento entre as iniciativas locais e nacionais. (J24 Horas)