O jovem empresário Ernesto Wkwahamba Paihama, está a demonstrar que, com determinação, visão e força de vontade, é possível criar progresso e contribuí para a diversificação da economia angolana.

Ernesto Paihama, natural da província da Huíla, apostou no ramo da agricultura e, no município da Cambândua, na província do Bié, a Fazenda Quipungo, sua propriedade, prevê colher no presente ano agrícola, 2025/2026, mais de 200 toneladas de produtos.
Para o efeito, foram preparados 100 hectares de milho e 130 hectares de feijão branco.

O jovem empresário, que está já a ser considerado como uma referência positiva no mercado nacional no sector agrícola, quer ir mais longe, aumentando a oferta de produtos cultivados na Fazenda Quipungo e defende a necessidade de se apostar com maior determinação no agronegócio, como via estratégica para a diversificação da economia nacional e para maior oferta de empregos para os cidadãos, principalmente, para os jovens.
Ernesto Paihama refere que apostar na agricultura no país, cria empregos directos e indirectos, reduz a dependência do petróleo, promove a segurança alimentar e diversifica a economia, gerando oportunidades de trabalho em toda a cadeia produtiva, desde o campo (plantação, colheita, criação) até à indústria de processamento e fertilizantes, impulsionando o desenvolvimento local e nacional, especialmente para os jovens desempregados. (J24 Horas)

