Início Sociedade Faleceu Engenheiro António Mota, líder histórico do Grupo Mota-Engil

Faleceu Engenheiro António Mota, líder histórico do Grupo Mota-Engil

por Editor

Faleceu Engenheiro António Mota, líder histórico do Grupo Mota-Engil

Grupo Mota-Engil anunciou com “profundo pesar e consternação” o falecimento do Engenheiro António Mota, líder histórico do grupo que assumiu a presidência durante mais de 27 anos, entre 1995 e janeiro de 2023. O empresário faleceu esta manhã na cidade do Porto.

Legado de um visionário

Num comunicado emocionado, a empresa descreveu António Mota como:

“Um Homem extraordinário pelo empresário visionário que deixa um Legado ímpar, como pelo espírito humanista e solidário que sempre teve para com a sociedade, e a marca que deixa em cada um dos que o conheceram.”

A Mota-Engil perde assim uma figura marcante na sua história, a quem “muito deve o que é hoje” – um Grupo Multinacional reconhecido pela qualidade de Engenharia e por uma gestão com elevado compromisso com cada cliente e parceiro.

Carreira e liderança

António Mota foi caracterizado como um líder carismático e empresário visionário que soube inspirar equipas e criar relações de proximidade e respeito com as diferentes gerações de colaboradores. A sua liderança era suportada em valores que transmitia a todos os que com ele trabalhavam.

A sua visão estratégica e dedicação de toda uma vida permitiram transformar a Mota-Engil, um legado recebido do seu pai, num dos maiores grupos económicos portugueses e uma referência mundial do setor da engenharia e construção.

Valores e cultura empresarial

O comunicado destaca a combinação rara no Engenheiro António Mota de “elevada exigência e de uma humanidade sempre presente”. A sua exigência advinha da ambição de ser um gestor de Excelência, conjugada com uma conhecida dedicação e sentido de responsabilidade para com todos os colaboradores.

A sua humanidade e espírito solidário contribuíram de forma marcante para a Cultura e Valores que caracterizam hoje a Mota-Engil, reflexo dos ensinamentos que transmitia diariamente em cada país e obra que visitava.

Ligação especial com Angola

O comunicado revela uma particular ligação afectiva com Angola, onde na sua juventude era tratado carinhosamente como “O mais Velho” – uma distinção que representava exemplarmente como “a voz sempre presente, com a experiência e o conhecimento profundo” do que sabia ser o melhor para o Grupo.

Cerimónias fúnebres

As cerimónias fúnebres terão lugar no dia 1 de Dezembro, de acordo com o seguinte programa:

  • 10h30: Velório na Igreja de São Gonçalo, em Amarante
  • 15h00: Missa na mesma igreja
  • Segue para o jazigo da família no cemitério de Amarante

Homenagem institucional

Administração do Grupo Mota-Engil, bem como os seus mais de 52 mil colaboradores em todo o mundo, associam-se para transmitir à Família Mota as mais sinceras condolências.

A Direção de Relações Institucionais e Comunicação sublinha o compromisso de “honrar e dar a devida continuidade” aos valores e visão transmitidos pelo Engenheiro António Mota nas gerações que se seguirão.

Impacto no sector

A morte do Engenheiro António Mota representa uma perda significativa para o sector da construção e engenharia a nível global, tendo sido uma figura chave na transformação de uma empresa familiar portuguesa numa multinacional de referência internacional, com forte presença em mercados como o angolano e outros países africanos e sul-americanos.

Poderá também achar interessante