Início Sociedade Estudantes Angolanos em Portugal Agradecem Iniciativa e Projectam Inovação no Regresso

Estudantes Angolanos em Portugal Agradecem Iniciativa e Projectam Inovação no Regresso

por Editor

No âmbito do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde em Angola (P180631), financiado pelo Banco Mundial, decorreu hoje , 22 de julho, em Lisboa, um importante encontro entre a equipa técnica da Unidade de Implementação do Projeto (UIP) e os estudantes bolseiros de Medicina Geral e Familiar em fase conclusiva de formação em diversas cidades de Portugal.

O encontro, que contou com a presença de 23 dos 117 bolseiros (os demais participaram remotamente), foi liderado pelo Coordenador e Gestor Técnico do Projecto, Neurologista Professor Doutor Job Monteiro, ladeado pelo Neurocirurgião, Especialista de Formação, Dr.ª Djamel Kitumba. Participaram ainda, presencialmente, Irina Fortes (Oficial de Aquisições), Karen dos Santos (Assistente de Aquisiçõese de Direcção)e a Especialista de Comunicação da UIP*, Por via remota, integraram a sessão a *Dr.ª Idalina Manuel* (Especialista de Aquisições), Dra Lúcia Chicapa, (Especialista Social) e Dra Isabel Gria (Especialista Ambiental ) e outros assistentes técnicos de apoio ao projecto.

O objectivo principal do encontro foi auscultar os estudantes, apresentar os procedimentos logísticos para o regresso ao país e discutir os próximos passos para a integração no sistema nacional de saúde.

Durante a sessão, o Professor Job Monteiro destacou o compromisso do Governo de Angola, através do Ministério da Saúde, na valorização contínua dos quadros nacionais da saúde, afirmando que:


“Os conhecimentos adquiridos em Portugal vão impulsionar uma melhoria significativa dos cuidados primários de saúde em Angola”.


Ao regressarem, os bolseiros participarão numa imersão de capacitação técnica na Direcção de Saúde Pública (DNSP), no Instituto Nacional de Luta Contra a SIDA (INLS), bem como no aprofundamento de seus conhecimentos sobre as ferramentas de análise de dados no Sistema de Informação de Saúde Distrital (DHIS2) e terão a missão de replicar formações e boas práticas junto das equipas locais.


O Dr. Djamel Kitumba fez referência às actividades de formação complementar e os mecanismos operacionais para o regresso ao país. A Dr.ª Idalina conduziu a sessão, esclarecendo dúvidas sobre a logística de viagem e documentação de regresso.

Os bolseiros manifestaram publicamente o seu reconhecimento ao Ministério da Saúde, em especial à Ministra Dr.ª Sílvia Lutucuta, pela iniciativa visionária que permitiu o acesso a estágios de alto nível no exterior do país.

  • Dra Luciana Mateus, formanda em Medicina Geral e Familiar, interna da província do Huambo, destacou:
    A experiência em Portugal enriquecerá substancialmente as práticas clínicas e administrativas no nosso regresso ao país”.
  • Dr. Carlos Cadimba, Formando em Medicina Geral e Familiar, do Cuanza Norte, frisou:
    Levamos de Portugal as bases que vão permitir melhorar os serviços primários com maior eficiência. A formação foi produtiva e será transformadora”.
  • Dra Amélia Miranda, também bolseira de Medicina Geral e Familiar, agradeceu ao Governo pela oportunidade:
    Este estágio foi uma mais-valia. A relação entre os cuidados primários e a gestão hospitalar em Portugal ensinou-nos muito. Vamos levar inovação à nossa realidade”.

Este encontro faz parte do plano de monitoria e avaliação contínua do projecto e reforça o papel da cooperação internacional como pilar estratégico para a modernização do sistema de saúde em Angola.

Os estudantes demonstraram entusiasmo e sentido de missão, certos de que o conhecimento adquirido será imediatamente aplicado nas suas comunidades de origem, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais eficiente, inclusivo e sustentável.
Reportagem e edição:

Poderá também achar interessante