A Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde(PFRHS) e a Direcção do Gabinete Provincial de Saúde do Uíge, realizaram nesta segunda-feira, 11 de Agosto de 2025, o acto solene de *encerramento do ciclo de formação pós-médio dos profissionais de saúde, no âmbito do Plano Nacional de Formação de quadros do Ministério da Saúde (MINSA).
A cerimónia, que decorreu na cidade do Uíge, marcou o culminar de mais uma etapa de capacitação técnica especializada de quadros do sector, com impacto directo na qualidade dos cuidados prestados à população.
O evento foi presidido pelo Vice-Administrador Municipal para a Área Económica, que destacou que “investir na formação em saúde é investir na vida, um dos bens mais preciosos da humanidade”. Já a Directora do Gabinete Provincial da Saúde Dra. Adelaide Malavo sublinhou a importância histórica do momento e reafirmou o compromisso do governo em continuar a apostar na formação contínua de profissionais nas áreas de Enfermagem Obstétrica, Anestesiologia, Ortoprotesia, Cuidados Intensivos, Instrumentação Cirúrgica e Pediatria e Puericultura.
“Hoje todas as unidades hospitalares municipais contam com médicos, porém estes não trabalham sozinhos. Precisamos de técnicos preparados, e estamos no caminho certo.”, afirmou a Directora.
Estiveram presentes representantes do MINSA, entre os quais o Dr. Job Monteiro, Coordenador Nacional do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, bem como os especialistas de comunicação , formação , bancos de dados e assistentes de direcção e aquisições da Unidade de Implementação do Projecto (UIP), instituições de ensino, autoridades locais, membros da Sociendade civil, docente, discente e comunicação social.

Em nome da Ministra da Saúde , Dra Silvia Lutucuta , o Dr. Job Monteiro felicitou os formandos e anunciou novas formações especializadas para breve, reforçando que:
“Este curso não termina aqui. Outras capacitações serão dadas para reforçar os já co solidados conteúdos adquiridos durante o período de formcao. Estamos a construir, juntos, um Sistema de Saúde mais forte, mais actual e mais humano.”
Durante a formação (2022–2024), foram capacitados 253 especialistas de um total previsto de 284, com destaque para:
77 Parteiras; 68 Técnicos de Pediatria e Puericultura; 38 de Instrumentação Cirúrgica 37 de Anestesiologia e Reanimação; 18 de Cuidados Intensivos; 15 de Ortoprotesia. Do total de formandos, 175 são da província do Uíge e 78 da província do Zaire.
As mensagens dos finalistas e dos professores enalteceram a dedicação, o espírito de missão e a importância do conhecimento técnico aliado ao humanismo. Os formandos regressam agora às suas unidades com o compromisso de aplicar os saberes adquiridos com ética, competência e zelo pelo bem-estar da população.
O Governo Provincial do Uíge reafirma o seu empenho em continuar a melhorar as habilidades técnicas e científicas dos seus recursos humanos, reconhecendo a formação contínua como pilar para um Sistema de Saúde cada vez mais robusto, acessível e humanizado.
Para mais informações, contactar:
Neusa Cumbe
Especialista de Comunicação, Informação e Conhecimento – PFRHS
Unidade de Implementação do Projecto (UIP)
