A Ministra das Pescas e dos Recursos Marinhos de Angola participa na reunião sobre a Economia Azul no Golfo da Guiné, a decorrer em Yaoundé, Camarões, de 9 a 10 de Julho de 2025.
Carmen do Sacramento Neto, Ministra das Pescas e dos Recursos Marinhos de Angola, acompanhada por uma delegação de peritos, participa na reunião sobre a Economia Azul no Golfo da Guiné, que se realiza em Yaoundé, Camarões, nos dias 9 e 10 do corrente mês.
A Comissão Executiva da CGG é representada pelo Secretário Executivo adjunto, Venâncio Soares Gomes, em substituição do Secretário Executivo, Eng. José Mba Abeso, ausente por motivos de agenda
A reunião tem como objetivo discutir o desenvolvimento sustentável da Economia Azul na região, com foco na proteção dos oceanos e no crescimento socioeconómico dos países costeiros.
A Ministrar Carmen do Sacramento Neto, tem demonstrado o compromisso de Angola em trazer um contexto de Economia Azul para a região do Atlântico Sul.
A conferência em Yaoundé, Camarões, aborda temas como a reorganização e ordenamento das actividades no mar, buscando a sustentabilidade dos oceanos. Além disso, a reunião também discute o Tratado sobre Biodiversidade de Áreas Marinhas Fora das Jurisdições Nacionais, um acordo internacional que visa proteger a biodiversidade em áreas oceânicas fora da jurisdição nacional.
A participação de Angola nesta reunião demonstra a importância que o país atribui à Economia Azul como motor de crescimento socioeconómico e à proteção dos recursos marinhos.
A Ministra e a sua delegação têm a oportunidade de partilhar experiências e conhecimentos com outros países e instituições, enriquecendo as estratégias de Angola para o desenvolvimento da Economia Azul e demonstra o seu compromiss com a sustentabilidade marinha e o desenvolvimento do sector das pescas, buscando integrar as discussões globais sobre os recursos oceânicos.
A reunião em Yaoundé, é mais uma oportunidade para os Estados membros da CGG discutir e promover a segurança alimentar e a Economia Azul na região do Golfo da Guiné.