Fruto de uma denúncia pública efectuada ao Call Center da DP-IGAE.CS, hoje dia 22/03/023 foram autuados em flagrante delito os senhores António Evomai José , Director Administrativo e João Rodrigues Francisco André por cobranças e recepção indevida de AKZ 500,00 aos alunos da Escola Primária e do I° Ciclo do Ensino Secundário “SOBA CAPUNGO” com o pretexto de compra de folhas de provas.
Foi encontrado em posse dos funcionários Os funcionários públicos o valor de AKZ 18.000, 00 e da conversa mantida com os implicados confessaram ainda à equipa da IGAE e oficias do SIC que haviam outros AKZ 60.000,00 resultantes das cobranças, gastos para deleite pessoal dos mesmos.
Os valores cobrados estão em atropelo ao comunicado n.°031/GSE.EPE.EP/MED/2023, de 02 de Março, passado pela cadeia de Televisão Pública de Angola (TPA). Tais práticas consubstancia-se em actos de impobridade descritos na Lei 3/10, de 29 de Março, puníveis nos termos do Código Penal em vigor. Os funcionários foram encaminhados ao Piquete dos Serviços de Investigação Criminal para procedimentos subsequentes.
