Início Sociedade Detido burlador que se fazia passar por agente do SIC

Detido burlador que se fazia passar por agente do SIC

por Redação

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), deteve na tarde da última segunda-feira (03), na cidade do Namibe, um cidadão nacional, solteiro, de trinta e quatro anos de idade, desocupado, que se fazia passar por agente daquele órgão de investigação criminal

A informação a que o Jornal 24 Horas online teve acesso, foi prestada pelo porta-voz do SIC, Manuel Halaywa à comunicação social, na última quarta-feira (05), nas instalações do órgão, dizendo que o falso agente do SIC é natural da província da Huíla e reside na cidade do Namibe, bairro Saco –Mar, acusado na prática do crime de burla, sendo vítima um nacional, solteiro de trinta e oito anos de idade.

Segundo o porta-voz, consta que os factos ocorreram no momento em que o acusado procurou a vítima na qualidade de ‘kinguila’ e, diante deste, intitulou-se como efectivo do SIC, que ganhava quatrocentos e treze mil Kwanza de salário mensal, alegando então que a vítima lhe entregasse o valor monetário de trezentos mil Kwanza, para que no final do mês de Janeiro lhe devolvesse quatrocentos mil Kwanza.

Desconfiado com a situação, a vítima procurou saber de amigos e pessoas próximas a respeito do burlador, se era na realidade efectivo do SIC. Assim sendo teve a certeza de que se tratava de um indivíduo ‘golpista’ e formalizou uma denúncia ao piquete daquele serviço.

Tendo em conta os factos, o SIC desencadeou diligências que culminaram com a detenção do acusado, que será presente ao Ministério Público para os trâmites que se impõem.

Importa ainda referir que o acusado ora detido é reincidente da mesma prática, pois, foi solto da Comarca de Moçâmedes no pretérito dia 3 de Dezembro de 2021, sob termo de identidade e residência pela mesma prática. DK         

Poderá também achar interessante