Início Sociedade Cunene – Represas do Programa de Combate aos Efeitos da Seca estão concluídas

Cunene – Represas do Programa de Combate aos Efeitos da Seca estão concluídas

por Redação

O ministro da Energia e Águas, e a comitiva que o acompanha, aferiu quarta-feira , 6 de Novembro, o estado de execução das obras de reabilitação de represas de pequeno porte, construídas nas comunas do município do Curoca, província do Cunene, nomeadamente, nas localidades de Welola, Paveva e Ndalele.

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, no prosseguimento da intensa jornada de trabalho no Sul do país, avaliou o grau de operacionalidade da Represa de Welola, com uma capacidade de 11.616 m3 de volume de armazenamento de água, com 2,0 metros de altura, cuja obra foi já concluída.

Seguiu-se a Represa de Paveva, com a capacidade de 2. 416 m3 de volume de armazenamento de água e com 2, 8m de altura. obra igualmente concluída.

A Represa de Ndalele, a última a ser visitada, tem uma capacidade de 5. 207 m3 de volume de armazenamento de água, pará 4,5m de altura, obra também concluída a 100%.

De salientar que a “represa” é uma barreira artificial, feita em cursos de água, para a retenção de grandes quantidades do líquido.
A solução é utilizada para o abastecimento de água de zonas residenciais, agrícolas e industriais.

Serve, de igual modo, para armazenar quantidades de água suficientes para abastecimento à população, do gado, prática da agricultura, bem como para a recarga do lençol freático, para que exista uma reserva hídrica.

Como se sabe, o município do Curoca é o mais afectado pela seca na província do Cunene, obrigando centenas de pessoas e animais a abandonar a região em direcção aos municípios da Cahama, Ombadja e Cuvelai, bem como para a vizinha República da Namíbia, a procura de condições de subsistência.

A concluir, o ministro João Baptista Borges manteve um encontro com o Soba do município do Curoca, que solicitou todo apoio do governante para ajudar a solucionar algumas preocupações sociais que afligem a comunidade. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante