Início Sociedade CORREDOR DO LOBITO NA MIRA: PCA DO PORTO DO LOBITO ALVO DE ATAQUES QUE VISAM ENFRAQUECER O SEU EMPENHO

CORREDOR DO LOBITO NA MIRA: PCA DO PORTO DO LOBITO ALVO DE ATAQUES QUE VISAM ENFRAQUECER O SEU EMPENHO

por Editor

Segundo informações postas a circular nas redes sociais, Celso Rodrigues de Lemos Rosa, PCA do Porto do Lobito, está a ser alvo de alegados descontentamentos de funcionários que terão sido transferidos do Porto do Lobito para a empresa ALT-AGL, por incumprimento de supostas promessas de melhorias salariais, entre outras, que não têm sido cumpridas.

Os trabalhadores, descritos como descontentes, terão agendado uma greve/manifestação contra a direção do Porto do Lobito, para exigir uma assembleia e o cumprimento das promessas que terão sido feitas pelo PCA Celso Rosa.

Contudo, de acordo com informações de fontes internas, a situação que tem sido propalada é manipulada por indivíduos ligados a “interesses obscuros”, principalmente desde que, actualmente, o Corredor do Lobito se tornou no assunto mais importante em termos da diversificação da economia angolana, em que o Porto do Lobito é tido como um eixo muito importante para consolidar a cooperação comercial em diversos sentidos, por possuir uma infraestrutura de elevada qualidade e com um terminal de contentores e mineraleiro equipado com tecnologia moderna.

O Porto do Lobito é uma empresa estratégica no desenvolvimento socioeconómico da região centro e sul de Angola e dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) sem acesso ao mar, destacando-se o papel fundamental do Terminal Mineraleiro no escoamento das exportações mineiras dos países encravados.

A gestão de Celso Rosa tem sido motivo de reconhecimento, nacional e internacional, cujo Conselho de Administração por si liderado tem sabido ultrapassar os desafios e resolver os diversos problemas da empresa, com destaque para a situação dos trabalhadores e também de âmbito social e filantrópico.

A mulher, a criança e a terceira idade têm merecido especial atenção da instituição. É assim que Celso Rosa já foi agraciado com um prémio internacional de boa gestão, pelo empenho a fundo no resgate da mística da instituição portuária, que também arrecadou um prémio na 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB-2023).

No evento, o Porto do Lobito, voltou a ser galardoado com mais um prémio. O seu PCA, Celso Rosa, no seu discurso de congratulação por mais uma distinção, agradeceu a todos os trabalhadores da instituição que lidera pelo galardão conquistado na Feira Internacional de Benguela, relacionado com o sector dos Transportes e Logística, de que já foram vencedores por duas vezes consecutivas.

“Tudo isso foi graças ao engajamento abnegado de todos os funcionários do Porto do Lobito e por esta razão, felicito todos os trabalhadores pela dedicação que têm mostrado nas tarefas de que são incumbidos”, referiu Celso Rosa na altura.

O Porto do Lobito tem recebido diversos visitantes internacionais, empresários e diplomatas, para avaliar o sector em questão que, segundo Celso Rosa, (o Porto) já está a fazer a sua parte, dando o seu melhor, evoluindo para um modelo de organização onde se faz sentir cada vez maior disciplina, organização e responsabilidade, com os trabalhadores a sentirem-se comprometidos com a causa nacional.

“Temos tudo para colocar a instituição como referência internacional, porque há muito minério no país que os investidores pretendem explorar e exportar através do Porto do Lobito por ser a via de escoamento mais rápida e estratégica para a Europa”, sublinhou o ‘número um’ do Porto do Lobito.

Celso Rosa é o que se chama um “antigo combatente”, um “veterano” do sector dos Transportes em Angola. Desde aeroportos, foi PCA da ENANA, transportes rodoviários, PCA da UNICARGAS e gestão portuária, Celso Rosa, além de um perfil sério e imaculado, possui carácter, conhecimento e competência que captam a simpatia da sociedade.

É ponto assente que, como sempre, saberá lidar com mais este problema que visa desmoralizar o seu empenho e sujar a sua imagem, sobretudo no que diz respeito à reabilitação do Corredor do Lobito. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante