As localidades do Quela e Marimba, na província de Malanje, contam com dois sistemas de abastecimento de água, inaugurados pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que, nos actos de inauguração, esteve acompanhado pelo governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, bem como pelo Secretário de Estado para as Águas, António Belsa da Costa, para além de uma delegação de responsáveis do Ministério da Energia e Águas.
Os sistemas já se encontram em operação total e disponíveis para as populações que, desta forma, vêm as suas vidas significativamente melhoradas, com disponibilidade de água potável em quantidade e qualidade.
O sistema de abastecimento de água da localidade do Quela foi inaugurado no dia 14 de Julho de 2025. É uma infraestrutura que abrange mais de 8.500 habitantes desta localidade, captando água no rio Lohanda, tendo mais de 6 quilómetros de conduta, desde a captação até à estação de tratamento de água que, por sua vez, está dimensionada para 50 metros cúbicos por hora.
O reservatório tem capacidade de 200 metros cúbicos. O sistema conta com 126 ligações domiciliárias, com 400 ligações tipo torneira de quintal e ainda dois chafarizes.
Em relação ao sistema de abastecimento de água da localidade da Marimba, inaugurado também por João Baptista Borges hoje, 15 de Julho, abrange mais de 3500 pessoas, com captação no rio Cambo, tendo mais de 8,7 quilómetros de conduta.

Foi, no âmbito desta empreitada, reabilitado um reservatório e construído um outro de raiz com 230 metros cúbicos. A rede de distribuição tem cerca de 14 quilómetros e foram ainda construídas 52 ligações domiciliárias, 290 ligações do tipo torneira de quintal e 8 chafarizes.
São duas importantes infraestruturas, que conferem uma maior dignidade aos habitantes destas duas localidades de Malanje, transformando a vida dos seus habitantes que receberam as duas infraestruturas em clima de festa e de muita alegria.
João Baptista Borges, no seu discurso, prometeu à população do Quela que, no próximo ano, até ao mês de Maio, o município do Quela e a totalidade dos seus habitantes, terá também acesso à energia eléctrica da rede pública, de fonte hídrica, desligando-se as centrais térmicas, extremamente caras de manter em funcionamento, pelo facto de serem abastecidas por combustível e terem uma manutenção também muito dispendiosa, para além de serem inimigas do ambiente.
Na Marimba, João Baptista Borges afirmou perante os populares que brevemente a energia eléctrica da rede, com recurso a fonte hídrica, mais barata, será igualmente, uma realidade.
Pediu, igualmente, vigilância por parte dos munícipes para que não permitam actos dd vandalismo que a todos prejudicam. João Baptista Borges, na companhia do governador Marcos Nhunga, no âmbito desta visita a Malanje, aproveitaram para fazer uma vistoria à iluminação pública na cidade de Malanje, para constatar o seu funcionamento.
O alargamento do número de cidadãos com acesso à água potável é uma das metas e prioridades do Executivo angolano liderado pelo Presidente da República, João Lourenço, com o objetivo, não só, de aumentar a quantidade e qualidade de água disponível para consumo humano, mas também para levar o desenvolvimento socioeconómico a todas as regiões do país, com ganhos evidentes na vertente económica, dinamizando sectores importantes como a agricultura, indústria e não só, fomentando o emprego, criando oportunidades, retirando muitos cidadãos de situação de vulnerabilidade, acautelando, de igual modo, questões de saúde pública, mitigando, desta forma, os efeitos de doenças de origem hídrica.
